Ageman é destaque em encontro nacional das agências de regulação

Ageman é destaque em encontro nacional das agências de regulação

A marca de 100 mil famílias beneficiadas com a Tarifa Social Manauara e a implantação de 2,5 mil metros de redes aéreas de água tratada nas áreas de palafitas de Manaus chamaram a atenção de especialistas durante a realização do 4º Encontro Nacional das Agências de Regulação (Enarmis), que terminou na sexta-feira, 29/7, em Florianópolis – SC.

Os assuntos foram apresentados pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade, durante participação dele no painel intitulado “Experiências em Fiscalização da Prestação dos Serviços de Água e Esgoto”, que fez parte da programação do evento.

“Eles ficaram impressionados com o trabalho que foi feito para garantir esse número expressivo de famílias beneficiadas com a Tarifa Social e com o volume de água que estamos disponibilizando, visto que em outras capitais o benefício contempla 10 metros cúbicos e aqui em Manaus ofertamos 15 metros cúbicos”, afirmou Andrade.

Sobre a implantação de 2,5 mil metros de redes aéreas nas áreas de palafitas, medida tomada pela concessionária Águas de Manaus para proporcionar melhor qualidade de vida às famílias residentes em localidades alagadas pela cheia do rio Negro, Andrade disse que o fato não é comum nas demais regiões do país como nas capitais do Nordeste e Centro-Oeste, por isso a iniciativa chamou a atenção dos participantes do 4º Enarmis.

“Em algumas localidades do Norte, a cheia dos rios é comum e a iniciativa foi bastante comentada, inclusive pelos representantes das demais regiões onde esse fenômeno da cheia não faz parte do cotidiano deles”, disse Andrade.

Outro ponto importante destacado pelo diretor-presidente da Ageman durante o evento foram as experiências com resíduos sólidos apresentadas pelas agências reguladoras de capitais da região Nordeste, como é o caso de Teresina, no Piauí.

“A Ageman ainda não regula os resíduos sólidos, mas tão logo ocorram os novos certames, passaremos a regular e fiscalizar esse serviço e conhecer como o Estado do Piauí e a capital Teresina conduzem a regulação e a fiscalização dos resíduos sólidos, que também engloba o saneamento básico e é muito importante para os passos futuros que iremos dar”, disse Andrade.

Homenagem

Durante o 4º Enarmis, a organização do evento fez uma homenagem ao ex-presidente da Ageman, Fábio Augusto Alho da Costa, pelos relevantes serviços prestados em prol do fortalecimento e da autonomia das agências reguladoras intermunicipais, municipais e estaduais, bem como pela regulação do saneamento no Brasil. Fábio deixou a presidência da Ageman em março deste ano, quando passou a assumir a coordenação do gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida.

Tags: Ageman
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *