Amazonas avança com reformas em 17 unidades de saúde da capital

Amazonas avança com reformas em 17 unidades de saúde da capital

Para proporcionar melhores serviços à população e condições de trabalho aos profissionais da área, o Governo do Amazonas está avançando com o ‘Revitaliza+ Saúde’, que levará obras de reparos e melhorias estruturais para 37 unidades de saúde de Manaus.

Os investimentos seguem determinação do governador Wilson Lima. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa possui investimento de R$ 29,5 milhões e já conta com 17 ordens de serviços assinadas, além de sete obras em andamento entre UPAs, SPAs, maternidades, policlínicas e prontos-socorros.

“Nós estamos revitalizando as unidades de saúde da capital. Algumas estavam há cerca de 30 anos sem passar por reforma. Nós estamos olhando para a frente, equiparando a segurança das instituições, transformando em ambientes mais salubres e condizentes com a capacidade técnica das equipes”, explicou o secretário de saúde, Anoar Samad.

Entre as ordens de serviço, 11 são direcionadas para unidades prioritárias. São elas: SPAs Alvorada, José Lins e Eliameme Mady; Hospitais e Prontos-socorros 28 de Agosto e Platão Araújo; policlínicas Cardoso Fontes, Zeno Lanzini e Antônio Aleixo; maternidades Azilda Marreiro e Alvorada e a UPA José Rodrigues.

O programa alcança, sobretudo, espaços que estavam há anos sem receber nenhum tipo de reparo. Esse é o caso da Policlínica Cardoso Fontes, referência nacional no tratamento de tuberculose.

“Vai ajudar muito, há quase 20 anos não víamos uma reforma. O estado do Amazonas é o primeiro do Brasil em incidência de tuberculose, então é urgente que a gente possa se equipar e oferecer o melhor para os nossos pacientes”, explicou a doutora Joyce Matsuda, 63, representante da unidade e especialista em pneumologia sanitária.

O espaço realiza cerca de 1,8 mil atendimentos por mês. Com a reforma, serão ativados três consultórios, um laboratório e uma sala de raio-x, o que proporcionará maior capacidade de consultas e exames.

O andamento das obras não prejudica o atendimento à população, uma vez que o trabalho é executado em áreas que estavam desativadas por questões estruturais, explicou Viviane Silva, 27, engenheira e coordenadora de manutenção do Infrasaúde, departamento da SES-AM.

“Esse pacote de obras veio na intenção de melhorar o atendimento básico das unidades, da gente chegar na unidade e se sentir acolhido, encontrar um ambiente limpo e confortável. A população pode continuar indo até as unidades que terão atendimento. Nós estamos trabalhando para liberar salas que já estavam desativadas, que realmente estavam necessitando de uma obra, então esse atendimento só vem melhorar”.

Os serviços executados incluem reparos no sistema elétrico, de forros e telhados, pintura geral, instalações hidrossanitárias e de sistema de tratamento de efluentes, conforme a necessidade do prédio.

Pacote de obras

Lançado pelo governador Wilson Lima, o ‘Revitaliza Saúde’ integra um pacote maior de obras do programa ‘Saúde Amazonas’ que contempla tanto as unidades da capital quanto do interior, com serviços de reforma, ampliação e construção de hospitais.

Entre as obras do interior está o novo Hospital Regional de Manacapuru, a reforma no hospital de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, além da ampliação dos hospitais de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

De forma inédita, o Governo do Estado também implantou 21 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos municípios de Parintins e Tefé. Outras cidades polos como Itacoatiara, Manacapuru, Tabatinga, Humaitá, Lábrea e Eirunepé também devem receber a estrutura de alta complexidade, que servirá de apoio para a população do entorno de cada região.

Tags: SES-AM, UGPE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *