
Morre o sensei Osvaldo, um dos poucos no mundo a receber a faixa vermelha, o grau máximo do jiu-jítsu. Foto: Mauro Neto/ Semjel
O sensei (mestre) de jiu-jítsu Osvaldo Alves, 83, faleceu esta noite, no Rio de Janeiro. Há cerca de um mês, ele ainda inaugurou academia em Manaus. Depois, passando mal, com um câncer de próstata, precisou ser levado à capital carioca, internado e intubado.
Osvaldo nasceu no Acre, se criou no Rio de Janeiro e viveu muitos anos em Manaus. Ele foi aluno do mestre Carlos Gracie, desde os seis anos, praticando jiu-jítsu e judô ao mesmo tempo. Aos 17 anos, conquistou duas medalhas de ouro no Pan Americano de Judô.
O sensei aprimorou os conhecimentos estudando cinco anos no Japão. E voltou para ser professor na academia dos Gracies, até fundar academia com seu nome. Ele divide, com Hélio e Carlos Gracie, a honraria de ostentar a faixa vermelha, o grau máximo do jiu-jítsu.
Grandes nomes
Osvaldo foi professor do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Foi pelas mãos de Arthur que mudou para a capital amazonense e aqui passou a formar toda uma geração de campeões e professores.
“Era paciente, didático, comprometido com o esporte. Ainda estou chocado com a notícia. Tive muita honra em ser seu aluno, amigo e tê-lo apresentado aos esportistas amazonenses. Osvaldo Alves é um nome na história do esporte brasileiro e, sem dúvida, um dos marcos do jiu-jítsu mundial”, disse Arthur Virgílio.
Muito querido entre os amazonenses, ele ainda deu aulas até um mês antes do agravamento da saúde e da transferência para hospital carioca.
Campeões
Entre os atletas que Osvaldo Alves formou estão Vitor Belfort, Amaury Bitetti, Paulo Filho, Rodrigo Minotauro, João Roque, Zé Mario Sperry, Paulo Caruso, Carlos Gracie Júnior, Fredson Paixão e Sérgio Penha.
No Amazonas, entre os nomes que passaram pela tutela de Osvaldo estão Ronaldo Jacaré, Bibiano Fernandes, George William, o Lilinho, Ajuricaba e Nonato Machado. Nonato, também mestre, recebeu de Osvaldo a faixa vermelha e preta (coral).
Ainda não há informações sobre data e hora de velório e sepultamento.
Deixe um comentário