Prosamin+ Ă© apresentado como referĂȘncia em evento do Banco Mundial

Prosamin+ Ă© apresentado como referĂȘncia em evento do Banco Mundial

As experiĂȘncias na ĂĄrea de habitação do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) foram apresentadas nesta quinta-feira (30/06), em evento internacional organizado pelo Banco Mundial (BID). O Painel Rota de Aprendizagem, onde o Prosamin foi destacado, faz parte da sĂ©rie de conferĂȘncias on-line com especialistas da instituição e convidados internacionais, visando Ă  troca de conhecimentos e experiĂȘncias exitosas envolvendo programas de moradias sustentĂĄveis no Brasil.

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, responsĂĄvel pelo Prosamin+, foi representada pelo coordenador executivo do ĂłrgĂŁo, Marcellus CampĂȘlo, pela subcoordenadora Social, Viviane Dutra, pelo subcoordenador Ambiental, OtacĂ­lio Cardoso. Ao lado da equipe gestora da UGPE, eles apresentaram o histĂłrico e resultados do programa, responsĂĄvel pelo reassentamento de 78 mil pessoas em Manaus.

Marcellus CampĂȘlo fez questĂŁo de mostrar tambĂ©m as outras atuaçÔes do programa, como na redução das ĂĄreas alagadas atravĂ©s da requalificação urbana e na melhoria dos indicadores de saneamento bĂĄsico, a exemplo da cobertura de esgoto sanitĂĄrio, apresentando nĂŁo sĂł os avanços, como tambĂ©m as liçÔes aprendidas.  O programa, reforçou, nĂŁo trata apenas de habitação. “Ao longo desses anos alcançamos diretamente mais de 133 mil pessoas com saneamento bĂĄsico e 232 mil foram beneficiadas pelas demais  intervençÔes realizadas”, mostrou o coordenador.

Viviane Dutra e OtacĂ­lio Cardoso apresentaram o trabalho social e ambiental, focando nas diretrizes utilizadas com as comunidades das ĂĄreas de intervenção e na participação social. “Apresentamos como Ă© esse trabalho, tanto com quem sai das ĂĄreas e recebe as soluçÔes de moradia, quanto quem fica apĂłs as intervençÔes. Por isso, Ă© importante a participação comunitĂĄria em todo o processo”.

A apresentação foi seguida de um debate. A equipe da UGPE jĂĄ tem acento reservado para assistir Ă s prĂłximas apresentaçÔes do evento internacional. O Banco Mundial vai dividir outras experiĂȘncias de projetos que tambĂ©m sĂŁo tidos como referĂȘncia mundo afora.

“Para nĂłs, isso Ă© um reconhecimento, porque Ă© um evento internacional com vĂĄrios executores, vĂĄrios paĂ­ses participantes. Ficamos felizes, porque a UGPE, o Governo do Amazonas leva as experiĂȘncias exitosas para outros paĂ­ses”, destaca CampĂȘlo.

Veja também
ComentĂĄrios

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *