Veículos abandonados em vias do bairro Aleixo são removidos pelo IMMU

Desde o início de 2022 até agora, o IMMU já removeu cerca de 135 veículos abandonados nas ruas de Manaus. Foto: Divulgação/Sidney Mendonça/IMMU

Cinco veículos abandonados nas vias do bairro Aleixo, zona Centro-Sul, foram removidos, na manhã desta quarta-feira, 29/6, pelos agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A Prefeitura de Manaus está intensificando a retirada desses carros com o objetivo de afastar o risco de doenças, acúmulo de lixo e garantir vias com mais fluidez no trânsito, além de liberar o passeio público aos pedestres.

Desde o início de 2022 até agora, o IMMU já removeu cerca de 135 veículos abandonados nas ruas de Manaus. As operações acontecem em todas as zonas, para garantir mais fluidez, espaço de circulação para os pedestres e não permitir que essas carcaças sejam utilizadas para outras finalidades.

“Esta operação visa retirar os veículos que estão abandonados nas ruas em estado de sucata e que tem causado transtorno à população, tanto na trafegabilidade quanto na segurança, e também alguns carros que pelo tempo de abandono já se tornaram foco de mosquitos, estão causando doenças e servindo de abrigos para usuários de entorpecentes”, informou Edson Lêda, vice-presidente de trânsito do IMMU.

A operação contou com o apoio de policiais militares, que garantiram a atuação dos agentes de trânsito no momento da remoção dos veículos. O objetivo é ampliar a ação a todas as áreas da cidade, para retirar sucatas abandonadas nas vias e calçadas.

“A população também pode nos ajudar fazendo denúncias de locais onde existem carros abandonados. Nossas equipes irão ao local e nós do IMMU vamos fazer a remoção dos veículos, para deixar nossa cidade mais segura e com um trânsito melhor para todos”, finalizou Lêda.

O trabalho de remoção é realizado por agentes de trânsito em várias etapas. Primeiro, é feito o mapeamento com a localização dos carros abandonados, de acordo com a solicitação de munícipes, via telefone do Plantão do Trânsito (0800 092 1188). Os agentes fazem uma lista com a programação de remoção, tentam localizar o proprietário do veículo e dão um prazo para que a sucata seja retirada da via. Dois dias depois eles voltam aos endereços e guincham os veículos.

Os veículos removidos são levados para o parqueamento da prefeitura, no bairro Flores. O proprietário interessado em retirar o veículo deverá pagar pendências com impostos e multas e as despesas com a remoção.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *