Começa hoje o maior Festival Folclórico de Parintins dos últimos anos

Começa hoje o maior Festival Folclórico de Parintins dos últimos anos

Chegou o grande dia. O ritmo contagiante da toada e a alegria da retomada do Festival Folclórico após dois anos de pandemia, ditam a intensidade da emoção que toma conta de Parintins. A partir desta sexta-feira, 24, na arena do Bumbódromo, coreografias e rituais vão conduzir o espetáculo da cultura popular que retrata a herança ancestral, o antigo e o novo, o passado e o futuro da festa de índios, caboclos e negros.

Revivendo a promessa dos seus fundadores, Roque Cid do Caprichoso e Lindolfo Monteverde do Garantido, os bois contam sua história, prometendo explodir em azul e branco e vermelho e branco e reafirmar o amor, renovar a arte e sustentar a memória.

Com a cidade lotada de turistas, a ordem é brincar de boi com cara e jeito de raiz. Caprichoso e Garantido vão levar o público a uma viagem pela cultura dos povos originários da Amazônia, dos caboclos e índios, mostrando suas lutas, a resistência e a tradição da festa de boi-bumbá.

O Garantido vai apresentar no Bumbódromo a temática “Amazônia do Povo Vermelho” e o Caprichoso “Amazônia, Nossa Luta em Poesia”.

As duas associações tem a intenção clara de encantar os turistas e os telespectadores do Festival Folclórico de Parintins retratando não só a riqueza da cultura local, mas também deixar a mensagem de luta dos povos, os valores, os protestos, os desafios de manter a floresta em pé.

Meses de preparação

Foram meses de preparação e os bois estão prontos para a disputa que lançando mão de tecnologias, usando gigantes guindastes, mas também reciclando e usando materiais regionais como palhas, sementes para confeccionar as alegorias e fantasias.

Ao longo dos anos, os artistas parintinenses abusaram dos recursos tecnológicos para transformar a brincadeira do boi-bumbá em um espetáculo que ultrapassa a barreira do imaginável. Além da fascinação, do coro das torcidas que canta a alma do caboclo da Amazônia, os bois também recorrem à iluminação de última geração para emoldurar grandes estruturas.

Sem deixar de lado o espetáculo que costumam fazer, Garantido e Caprichoso pretendem mostrar um boi-bumbá mais amazônico, mais folclórico, mais original ainda que não se deixe de lado mudanças e inovações sofridas nos últimos tempos.

Na retomada do festival, a sedutora cultura pop do boi-bumbá promete ser ainda mais surpreendente, com criaturas fantásticas desafiando a gravidade na arena do Bumbódromo.

Por Peta Cid

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *