Segunda edição do Turistódromo, em Parintins, promove atendimento aos visitantes

Foto: Divulgação/Janailton Falcão/Amazonastur

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realiza, a partir desta quinta-feira (23/6), a segunda edição do Turistódromo, localizado na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, das 9h às 19h e no domingo (26/6), das 9h às 17h. O espaço é dedicado ao atendimento a turistas, durante o 55º Festival Folclórico de Parintins, e conta com a participação de diversos órgãos e empresas parceiras.

Segundo o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, para que o festival seja o “maior da história e de todos os tempos”, equipes da pasta estão atuando há meses, inclusive no planejamento do Turistódromo.

“A Amazonastur preparou o espaço aqui que é destinado exclusivamente ao turista, com vários serviços para dar todo o auxílio, apoio e assistência para o turista que venha conhecer a Ilha Tupinambarana ou aquele que já vem todo ano, que acompanha o festival já há algum tempo. A cidade está preparada, Parintins está preparada”, afirmou o titular da Amazonastur.

Foto: Divulgação/Janailton Falcão/Amazonastur

Um dos primeiros turistas a visitar o espaço foi o veterinário Tom Caprichoso, que comparece ao Festival há mais de dez anos. O turista carioca conta que o amor pelo boi-bumbá é tão grande que adotou o nome do touro negro de estrela na testa. “É uma alegria imensa estar de volta. A emoção é muito grande, não só de torcer pelo meu boi, mas rever todo a minha família amazonense e parintinense. E isso, para mim, não tem preço”, disse.

Com amplo espaço, o Turistódroomo também reúne os principais prestadores de serviços turísticos de Parintins, além de órgãos oficiais do estado, como a Politur, Polícia Militar; Polícia Civil; Procon-AM e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), e mais as empresas parceiras da iniciativa privada.

Longe do país, morando no Canadá há anos, a gerente de projetos de TI Karla Claros escolheu Parintins para uma visita e está matando a saudade das atividades que podem ser realizadas no clima tropical. “A energia dessa ilha, só quem vem aqui que consegue sentir. Aqui é uma alegria em todo lugar, todo mundo festejando junto, não tem outro lugar do mundo, com certeza”, ressaltou.

Atendimento

No Turistódromo, equipes da Amazonastur prestam atendimento aos visitantes de Parintins, por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instalado no espaço, e estão realizando uma pesquisa na entrada do espaço. Os visitantes que responderem ganham brindes personalizados do 55º Festival Folclórico de Parintins.

Outro foco de atuação no local é a orientação do público para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, manuseio de animais silvestres para registros fotográficos e a proibição do uso de penas naturais em acessórios e decorações; campanhas permanentes promovidas pela Amazonastur. Durante o diálogo, o público conhecerá os canais de denúncias específicos para contribuírem com a preservação da fauna e da vida de jovens e crianças.

Além do atendimento aos visitantes da ilha, vários serviços movimentaram o Turistódromo neste primeiro dia de ação, como o espaço instagramável da réplica de uma mala de 2,7 metros, que reúne os principais atrativos turísticos do Amazonas.

Foto: Divulgação/Janailton Falcão/Amazonastur

Quem passa pelo espaço também pode tirar foto com seu boi-bumbá favorito, assim como apreciar uma exposição de telas de artistas. Porém, o que mais está movimentando o Turistódromo são as pinturas corporais feitas com grafismos indígenas por Thaís Kokama.

“Estou achando muito legal este espaço do Governo, dando visibilidade para o trabalho deles”, destacou a estudante Yasmin Pantoja, que está pela primeira vez na ilha tupinambarana e aproveitou para fazer um grafismo indígena.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.