Comitê Israelita do Amazonas comemora Yom Haatzmaut

A criação do Estado de Israel é comemorada por todos os judeus e simpatizantes do judaísmo no mundo inteiro.

A comunidade judaica do Amazonas participou da Confraternização pelos 74 anos da restauração do moderno Estado de Israel na noite de ontem (04/05), na Sinagoga Beth Yaacov Rebi Meyr. Após o Arvit, conduzido pelo Hasan da Sinagoga de Manaus, Dr. Isaac Dahan, o salão nobre da snoga recebeu as famílias judaicas que vivem em Manaus entre outros convidados ilustres que portavam com muito orgulho as bandeiras de Israel. Entre outras comidas do cardápio, o tradicional Falafel judaico foi o mais apreciado pelos participantes.

Segundo o presidente do Comitê Israelita do Amazonas (CIAM), David Vidal Israel, não é apenas uma data comemorativa da independência de um país, a existência desse Estado é muito importante para que todos os judeus vivam livres e sejam respeitados em qualquer lugar do mundo.

“Essa independência parece garantir que as atrocidades cometidas no passado contra o povo judeu seja menor. E, de fato se comparados àqueles tempos onde o antissemitismo produziu seus piores efeitos, quando fomos expulsos perseguidos pela inquisição, pelos pogroms, pelo nazismo, humilhados e mortos e não tinha a quem recorrer, a fundação do Estado de Israel e o reconhecimento de seu direito de existir a partir de meados do Século XX, permitindo que judeus tivessem mais segurança e pudessem ter um país que os acolhesse para viver com a garantia de preservar sua história, cultura e costumes.”, declarou David.

Yom HaAtzmaut é o Dia da Independência de Israel, cujo feriado ocorre no dia 5 de Iyar, que neste ano no calendário gregoriano foi ontem, 04 de maio. Em 1948, no dia que correspondeu a 14 de Maio, naquela data, o político israelense judeu polonês, David Ben-Gurion, assumiu como o primeiro chefe de Governo de Israel e declarou o fim do Mandato Britânico da Palestina e a fundação do Estado de Israel.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *