Prefeitura consolida resultados previdenciários e financeiros de 2021

Foto: Altemar Alcantara / Semcom

A Manaus Previdência prestou contas dos trabalhos realizados no ano de 2021, cuja apresentação abordou três eixos principais de suas atividades: benefícios previdenciários, programas e projetos; carteira de investimentos; e situação atuarial, que trata dos desafios da Previdência para o futuro. O balanço foi realizado durante a audiência pública, na quinta-feira, 28/4, no auditório da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, e com transmissão ao vivo pelo canal da Manaus Previdência no YouTube.

No que diz respeito aos benefícios, programas e projetos na área previdenciária, a diretora de Previdência da autarquia, Ana Silvia Domingues, apresentou dados relevantes, tais como a concessão de 399 aposentadorias no ano, das quais 78% foram por tempo de contribuição, 15% por invalidez e 7% por idade. Com relação ao quantitativo de pensões, foram 232 concessões no total, o que representou um aumento de 80% na demanda em comparação ao ano de 2020, decorrente do aumento de óbitos causados pela pandemia de Covid-19.

A Previdência Municipal fechou 2021 com o pagamento de 7.905 benefícios, sendo 6.094 aposentadorias e 1.811 pensões. Quanto à massa de aposentados, a maior parte é composta de servidores da área de Saúde e Educação. São 46% de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed); 30% da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); 7% da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf); 3% da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp); 3% da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); e 3% da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Além disso, foram exibidos os programas e projetos oferecidos aos segurados e beneficiários da Manaus Previdência, tais como: Prepara Prev, programa de orientação para aposentadoria; Manausprev Itinerante, programa de educação previdenciária para servidores ativos e gestores de Recursos Humanos dos órgãos municipais; Programa Vitalidade, que oferece cursos diversos aos aposentados e pensionistas; e Projeto Acolher, que disponibiliza suporte psicológico para quem está passando pelo processo de luto.

“Mesmo com a pandemia não perdemos nosso ritmo de trabalho. Na parte previdenciária, destacamos nossos projetos voltados para os aposentados e pensionistas e a quantidade de novas pensões por morte concedidas, que cresceu 150% em 2021, em comparação com 2019, último ano antes do início da pandemia”, destacou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

Investimentos

O superintendente de Investimentos e presidente do Comitê de Investimentos da autarquia, Flávio Rodrigues Castro, palestrou o tema “Carteira de Investimentos da Manaus Previdência”, que em 2021 encerrou o ano com quase R$ 1,25 bilhão.

Hoje, 46,46% do patrimônio que compõem a carteira da Manaus Previdência estão investidos em renda fixa; 43,19% em renda variável; e 10,35% em investimentos no exterior. Os investimentos em renda fixa estão divididos em pré-fixados, inflação, fundo DI (depósito interbancário), FDIC e crédito privado. Quanto à renda variável, os títulos estão distribuídos em multimercados, fundo imobiliário, bolsa de valores e Fundo de Investimento em Participações (FIP).

“Foi um ano atípico, mas o Comitê de Investimentos – que se reúne duas vezes ao mês – trabalhou a proteção da carteira, optando por uma diversificação mais eficiente dos recursos. Com isso, conseguimos alcançar uma rentabilidade pequena, mas positiva. Sendo que na maioria dos demais RPPS do Brasil a rentabilidade ficou no campo negativo em 2021”, explicou Flávio Rodrigues.

Ainda na área de investimentos, o superintendente demonstrou o crescimento da carteira e a redução da participação em fundos problemáticos – que já representou quase 52% do total do patrimônio – e hoje é de apenas 4,2%. “Isso nos dá uma segurança e a certeza da nossa responsabilidade de cada vez mais buscar mecanismos de investimentos seguros, porque, afinal, lidamos com o patrimônio do servidor e não podemos colocá-lo em risco” reforçou Rodrigues.

Premiações

Apesar da enorme crise sanitária enfrentada pelo Município no ano de 2021, e das adequações a novas formas de prestação de serviço por meio de canais virtuais e de regime de teletrabalho, a autarquia manteve a qualidade e eficiência na execução de sua atividade-fim, conquistando duas importantes manutenções de certificações, quais sejam, Pró-Gestão – Nível IV e ISO 9001:2015.

“A Manaus Previdência continua sendo a única capital com a certificação máxima do governo federal em gestão previdenciária. Também recebemos colegas de vários regimes de previdência que vieram conhecer nosso trabalho, como benchmarking”, destacou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

Os resultados dos trabalhos realizados pela Manaus Previdência foram nacionalmente reconhecidos e renderam cinco premiações no ano de 2021. São elas:

  1. 1º lugar na 12ª edição do prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária – modalidade Inovação “Categoria Segurados” com o projeto Acolher,;
  2. 2º lugar na modalidade Inovação “Categoria Transformação Digital” com o Sistema de Agendamento Eletrônico (Sagem);
  3. 1º lugar no prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – “Categoria 3” da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem);
  4. 1º lugar no prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”, também da Abipem;
  5. 1º lugar na modalidade Governança Corporativa, “Categoria de Estados e Municípios”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

Estudo atuarial

O atuário e diretor técnico da Brasilis Consultoria, Thiago Costa Fernandes, participou da audiência como convidado, a fim de abordar a “Situação Atuarial do RPPS”.

“Da parte atuarial, foi demonstrada a situação do fundo previdenciário, que tem um superávit pequeno, mas está em equilíbrio; e do fundo financeiro, que apresenta um déficit financeiro mensal coberto por aportes do Tesouro – quando necessário”, acrescentou Benayon.

O evento contou com a participação de pessoas da sociedade em geral, que tanto presencialmente como por meio do chat da sala de transmissão no canal do Youtube (https://bit.ly/3MHgc4O), tiveram a oportunidade de comentar e esclarecer dúvidas ao final da exposição.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *