Cenário é favorável, mas pandemia ainda não acabou, aponta Fiocruz

Cenário é favorável, mas pandemia ainda não acabou, aponta Fiocruz

O último boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (29), aponta que o cenário atual é favorável e os principais indicadores seguem em queda, mas a pandemia ainda não acabou. Os especialistas chamam a atenção para a desigualdade nos índices de vacinação entre estados e municípios.

De acordo com o registro, os dados epidemiológicos de 10 a 23 de abril mostram “nova redução dos indicadores da intensidade de transmissão da Covid-19 no Brasil, sem que nenhum estado apresente tendência significativa de alta do número de casos”.

“Mantido o atual padrão, espera-se para as próximas semanas a tendência de redução também dos indicadores que mais preocupam a população e os serviços de saúde: a mortalidade e a internação em UTI por Covid-19”, complementa a Fiocruz.

No entanto, apesar da manutenção da tendência de queda nos principais indicadores, os especialistas alertam que o “processo de vacinação tem avançado no país, mas ainda de forma muito desigual”.

“Em termos de tamanho da população e percentuais de pessoas vacinadas, destaca-se São Paulo (90% com primeira dose, 86% A com segunda dose e 56% com terceira dose) e no outro extremo Amapá e Roraima (menos de 65% para primeira dose, 50% para segunda dose e 14% para terceira dose)”, aponta o boletim do Observatório Covid-19.

Para contribuir com uma melhora ainda mais significativa no cenário da pandemia, a Fiocruz recomenda “políticas e ações para a ampliação da vacinação nos estados e municípios que apresentam menor cobertura, assim como campanhas estimulando a vacinação nos diversos meios de comunicação”.

Outras medidas também são indicadas, como a exigência do passaporte da vacina em prédios públicos e locais de trabalho, e o uso de máscaras em situações de aglomerações e ambientes pouco ventilados.

Tags: Fiocruz, pandemia
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.