16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Otan vai propor envio de tropas a quatro países; Ucrânia contra-ataca para recuperar territórios perto de Kiev

Publicado em 23 de março, 2022

Otan vai propor envio de tropas a quatro países; Ucrânia contra-ataca para recuperar territórios perto de Kiev

Líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) vão propor o envio de tropas adicionais para quatro países do Leste Europeu na reunião da cúpula, que acontece na quinta-feira (24).

Nesta quarta-feira (23), um dia antes da cúpula de membros da Otan para discutir a guerra na Ucrânia, o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, afirmou que novas tropas devem ser enviadas ao Leste Europeu de modo a aumentar as forças militares nos territórios aliados da região.

“O primeiro passo é o lançamento de novos batalhões da Otan na Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia”, disse.

A embaixadora dos Estados Unidos na Otan, Julie Smith, disse “detalhes adicionais serão compartilhados na quinta (24)”. Em um evento do Conselho do Atlântico, Smith disse que a Otan está em discussões sobre sua presença de força de médio e longo prazo em seu flanco leste.

Polônia

“Todas as opções estão na mesa”, incluindo a base permanente, disse ela. Smith ainda afirmou que a proposta da Polônia de uma missão de paz da Otan para a Ucrânia não está “morta na água”, mas disse que há “muitas questões em aberto” e “aliados querem saber mais sobre o que a Polônia está sugerindo aqui”.

Forças ucranianas têm tentado recuperar território dos russos nos últimos dias, de acordo com um alto funcionário da defesa dos Estados Unidos — que os descreveu como “capazes e dispostos” a fazê-lo. Também nesta quarta-feira (23), um acordo foi alcançado para tentar retirar civis presos em vilas e cidades ucranianas através de nove “corredores humanitários”, informou a  vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk.

A parte oeste da cidade, que aparentava ser uma posição tomada pelos russos no início da semana, retornou ao controle dos ucranianos. Especialistas compreendem que a guerra entrou em uma fase de disparos a distância; isso porque os russos não conseguiram chegar a Kiev, pelo menos não no coração da capital. O subúrbio de Irpin voltou a ter controle ucraniano, segundo afirmou o prefeito local, Oleksandr Markushyn.

O Pentágono disse na terça-feira (22) que está diminuindo o número de militares russos no combate. Entre os motivos, estariam questões de logística: os soldados russos feridos não estão conseguindo atendimento médico das equipes que acompanham os pelotões.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.