21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

FVS emite nota técnica sobre circulação de influenza A e VRS e dá orientações a profissionais de saúde

Publicado em 13 de dezembro, 2021

FVS emite nota técnica sobre circulação de influenza A e VRS e dá orientações a profissionais de saúde

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiu uma nota técnica de alerta sobre a circulação do vírus da influenza A (H3N2) e do Vírus Respiratório Sincicial (VRS) nesta segunda-feira (13/12). O documento inclui orientações técnicas, com protocolo definido pelo Ministério da Saúde (MS), voltado às secretarias municipais de saúde sobre a identificação e manejo dos casos suspeitos.

A Nota Técnica nº 38 foi emitida pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP e está disponível no site da instituição, com acesso direto pelo link https://bit.ly/3GHAMzo.

De acordo com o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, as orientações ocorrem para que haja o monitoramento, notificação e tratamento indicados pelo MS para pacientes que atendem à definição de caso suspeito de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em novembro, foram registrados 140 casos de influenza A (H3N2) em amostras processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). “Com a detecção da circulação do vírus da influenza A, alertamos toda rede de saúde para que fique ainda mais sensível diante de sintomas respiratórios”, destaca Daniel.

FVS

Com a identificação de SG ou de SRAG, a nota inclui orientações sobre tratamento antiviral com o Tamiflu após suspeita clínica. Especificamente, para o período sazonal dos vírus respiratórios, foram distribuídos 173 mil kits de tratamento com o medicamento antiviral para o Amazonas.

“Toda a rede de saúde do Estado está abastecida com o Tamiflu, que é o medicamento antiviral que impede a multiplicação e bloqueia a ação do vírus da influenza”, destaca Alexsandro Melo, coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP (DVE/FVS-RCP).

Nota técnica – A Nota Técnica nº 38 da FVS-RCP traz orientações sobre o registro de casos, a condução clínica e a solicitação de exames para diagnóstico, incluindo definições de caso para SG e SRAG, tratamento com antiviral com sinais de alerta por meio de protocolo nacional da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), e orientações sobre a coleta de amostras para exame laboratorial.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.