
Em Manaus, a tenda do Feirão Serasa Limpa Nome está instalada no Amazonas Shopping e funcionará até este sábado (27), das 8h às 20h. Foto: Divulgação
Durante os dias de serviço nas tendas do Feirão Serasa Limpa Nome em cinco capitais do Brasil, os atendentes já identificaram mais de 20 tentativas de fraude com consumidores que buscavam renegociar suas dívidas. Enquanto alguns consumidores conseguem identificar a fraude antes de realizar o pagamento, muitos relatam que já pagaram um boleto falso. Os casos aconteceram, principalmente, por aplicativos de mensagens ou por meio de sites falsos que oferecem negociações fraudulentas e acordos atrativos para chamar atenção do usuário.
Para reduzir riscos, a Serasa disponibiliza materiais informativos em seus canais, como o Serasa Ensina – com exemplos reais – para ajudar o consumidor a identificar ou ao menos suspeitar de algumas abordagens e solicitações fraudulentas. Além disso, a empresa adota tanto medidas preventivas de monitoramento de empresas com indícios de fraude e/ou uso indevido de suas marcas e identidade visual, quanto medidas reativas para solicitar aos provedores a retirada de páginas do ar a fim de evitar que os consumidores sejam vítimas.
“Devido ao alto volume de busca por renegociações e ofertas de acordos diferenciados no período do Feirão, as tentativas de fraudes podem aumentar. É muito triste ver pessoas que estão buscando renegociar suas dívidas para sair da inadimplência serem enganadas e, em muitos casos, terem prejuízos financeiros. É fundamental que o consumidor tenha certeza de que ele está fazendo uma negociação segura pelos canais oficiais da Serasa”, comenta a gerente da Serasa, Aline Maciel.
A tenda do Feirão Serasa Limpa Nome funcionará até neste sábado, dia 27 de novembro, das 8h às 20h, no estacionamento do Amazonas Shopping. Mais de 70 mil acordos já foram realizados no Estado, sendo 61,7 mil apenas em Manaus. Em todo Brasil, mais de 2,9 milhões de brasileiros aproveitaram a ação, gerando mais de R$ 5,3 bilhões de descontos.
Mais dicas
Além da importância de os consumidores realizarem negociações apenas por meio dos canais oficiais, a Serasa reforça algumas dicas para evitar situações fraudulentas:
1) Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por pessoas conhecidas: os aplicativos mensageiros (como WhatsApp e Telegram) e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos. Muitas vezes os consumidores podem receber mensagens com um boleto (muito semelhante a um original) pronto para o pagamento: fique de olho, inclusive, no beneficiário.
2) Na dúvida, não clique: muitas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a solidariedade, a curiosidade, a facilidade, os benefícios, entre outros. Podem ser mensagens do tipo “Sua fatura do mês chegou” ou “Temos uma oferta imperdível”. Na dúvida, não clique.
3) Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação: o crime do furto de dados pessoais pode começar em uma promoção tentadora que remete a uma tela falsa e um site falso muitas vezes é difícil de ser identificado porque simula o site real. Neste caso, é preciso estar atento a três elementos no endereço eletrônico: possuir o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição site seguro. Se não encontrar, desconfie.

Foto: Divulgação
Além do atendimento presencial nas tendas, a Serasa lembra que os consumidores também podem fazer suas negociações por meio dos canais digitais, pelo telefone 0800 ou em uma das agências dos Correios parceira (taxa de R$3,90 para consulta):
Canais oficiais
Aplicativo Serasa, disponível no Google Play e na App Store
Site www.serasalimpanome.com.br
WhatsApp 11 99575-2096
0800 591 1222
Quando: até 6 de dezembro de 2021
Tenda Serasa Limpa Nome 2021
Quando: de 23 a 27 de novembro
Local e horário de atendimento: Manaus – Shopping Amazonas (avenida Djalma Batista, 482 – Chapada) – atendimento das 8h às 20h
Deixe um comentário