Arthur Virgílio é apontado como o anticandidato das eleições primárias do PSDB

Arthur Virgílio é apontado como o anticandidato das eleições primárias do PSDB

Arthur Virgílio é apontado como o anticandidato das eleições primárias do PSDB pelo jornal Folha de São Paulo. Foto: Karla Vieira/Divulgação

Em 1973, no apogeu do regime militar, o então deputado federal Ulysses Guimarães lançou a sua anticandidatura à presidência da República. Sabia que não ganharia a eleição, mas seu objetivo era resistir ao regime e denunciar o modo como a eleição seria conduzida. Na edição desta quarta-feira (17/11), em uma reportagem de página inteira, o jornal Folha de São Paulo usou o mesmo apelativo em relação ao candidato Arthur Virgílio Neto, que disputa as prévias do PSDB. “Ele é mais anticandidato que um azarão”, traz trecho da matéria.

De acordo com a publicação, Arthur Virgílio teria poucas chances de chegar à vitória no próximo domingo (21), mas mantém sua candidatura porque um de seus objetivos é aperfeiçoar o sistema de eleições primárias até que elas cheguem ao nível do que é realizado em países onde essa prática é rotineira, como os EUA, por exemplo. Virgílio foi um dos primeiros mandatários do PSDB a pedir a realização de prévias, ainda em 2017. De acordo com o próprio presidente do partido, Bruno Araújo, a demanda de Virgílio, que não foi atendida à época, foi a inspiração para que o processo fosse adotado este ano.

“Não estamos numa eleição definitiva, não estamos disputando a presidência do Brasil, mas isso está enchendo o ego das pessoas”, destacou Virgílio, que considera que o partido passa por um momento de falta de credibilidade e repercussão negativa pela atuação de bancada (maioria) na Câmara dos Deputados, que votou a favor da aprovação da PEC dos Precatórios.

Arthur também defendeu que o PSDB deve lutar até o fim para ter um candidato próprio à presidência em 2022. “É muito difícil para mim, da velha guarda, aceitar que o partido não dispute diretamente uma eleição. O PSDB tem essa característica histórica, de sempre disputar as eleições. Mas, se durante essa trajetória, o partido perceber que não vai chegar lá, então que construa as alianças possíveis”, disse.

No início da tarde, Arthur Neto também concedeu entrevista à BandNews, onde voltou a falar sobre o destino do seu partido.  “O PSDB precisa se purgar e expurgar a tal ala bolsonarista. É o tipo de coisa que não cabe no partido. O PSDB, que de certa forma ajudei a construir, precisa ser forte e precisa resgatar suas origens”, afirmou.

Ainda hoje o candidato participa do último debate pelas prévias, realizado pela rede CNN, a partir das 20h30 (Manaus).

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.