Anvisa aprova inclusão de nova fábrica da vacina da Pfizer

Anvisa aprova inclusão de nova fábrica da vacina da Pfizer

A Anvisa aprovou a inclusão da empresa Exelead, localizada em Indianápolis, Indiana, nos Estados Unidos, como uma fabricante alternativa da vacina da Pfizer, a Comirnaty.

A introdução da unidade do estado norte-americano de Indiana aprimora a capacidade de fornecimento da nanopartícula lipídica (LNP) e de formulação do medicamento a granel. O produto fabricado na Exelead é transportado até o local das etapas de envase e embalagem.

A solicitação de inclusão do novo fabricante foi realizada no dia 24/08 e aprovada na terça-feira, 31/08, tendo a decisão sido publicada no diário oficial por meio da Resolução RE n. 3.338, de 31 de agosto de 2021.

Boas Práticas de Fabricação

No dia 27/08, a equipe técnica da Anvisa havia concluído a análise das informações enviadas pela Pfizer para que fosse verificado o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Todas as vacinas e medicamentos fornecidos para o Brasil precisam ter a sua cadeia produtiva integralmente autorizada pela Agência. Isso significa que cada nova planta fabril incluída deve estar de acordo com os requisitos de BPF.

A certificação das boas práticas valida as estruturas e condições técnico-operacionais de determinada planta fabril para a produção do imunizante.

A aprovação publicada nesta terça-feira (31/08) tem o objetivo de garantir que a inclusão da nova fábrica certificada não altere as características do produto final registrado na Anvisa.

PUBLICIDADE
Tags: Anvisa, pfizer
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.