
A nova feira da ADS começará a funcionar em setembro. Foto: Divulgação/Ruth Jucá/ADS
Além de homenagear os profissionais que atuam nas feiras de produtos regionais administradas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), nesta semana em que se comemora o Dia do Feirante (25), o Governo do Amazonas anunciou a instalação de uma nova unidade em Manaus, no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona Sul. A nova feira começará a funcionar em setembro.
Ao todo, mais de 1,3 mil feirantes estão presentes nas 44 feiras em atividade no estado, sendo dez na capital e 34 no interior. A previsão é que até o fim deste ano, todos os municípios tenham sua própria feira de produtos regionais.
As homenagens aos feirantes começam nesta quarta-feira (25), na feira do Shopping Ponta Negra, na zona Oeste. As ações socioculturais para os mais de 550 feirantes da capital acontecerão até o próximo sábado (28), data que também marcará o encerramento das atividades da Feira do Clube Militar de Manaus (Cassam), zona Sul.

Ao todo, mais de 1,3 mil feirantes estão presentes nas 44 feiras em atividade no Amazonas. Foto: Divulgação/Ruth Jucá/ADS
A presidente da ADS, Michelle Bessa, ressaltou que, a partir de setembro, os moradores da zona Sul de Manaus e áreas adjacentes poderão contar a nova Feira da ADS instalada no Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa). O novo espaço será equipado e atenderá um maior número de frequentadores para garantir mais qualidade aos feirantes e consumidores.
“A feira do Cassam foi uma das primeiras realizadas em parceria com a ADS e tem todo seu valor simbólico. Mas, para um melhor resultado e satisfação dos produtores, feirantes e consumidores, iremos agora ocupar um espaço que é do Governo do Amazonas e que possui toda uma infraestrutura para atender um maior número de frequentadores, de forma organizada, segura e tranquila”, explicou a presidente.
Toneladas
Em Manaus, as feiras de produtos regionais da ADS funcionam de terça-feira a sábado, e por mês beneficiam mais de 500 produtores, tendo uma média diária de 50 feirantes por edição. Até o primeiro semestre deste ano, foram comercializadas nessas feiras, aproximadamente, 2 mil toneladas de produtos, movimentando recursos da ordem de R$ 4,9 milhões. No interior, os produtores comercializaram neste mesmo período mais de 143 mil quilos de produtos, movimentando recursos de R$ 1,9 milhão.

A feirante Neuismar Maia, conhecida como Branca Maia. Foto: Divulgação/Ruth Jucá/ADS
“Para mim, estar presente na Feira da ADS é muito importante, pois trago os meus produtos sem passar pelo atravessador. Planto, colho e vendo, sem levar um preço absurdo para o consumidor final. Meus produtos são todos sem agrotóxicos e isso me dá uma satisfação muito grande, por saber que estou contribuindo para a saúde do cliente”, comentou a feirante Neuismar Maia, conhecida nas feiras como Branca Maia, da Feira do Manaus Plaza Shopping.
Confira o calendário e os locais das feiras da ADS em Manaus:
Terça-Feira
* Manaus Plaza Shopping (Djalma Batista)
* Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova)
Horário: 14h às 19h
Quarta-Feira
* Shopping Ponta Negra (Ponta Negra)
Horário: 15h às 19h
Quinta-Feira
* Praça de Alimentação Dom Pedro (José Bonifácio)
* Manaus Plaza Shopping (Djalma Batista)
Horário: 14h às 19h
Sexta-Feira
* Centro Social Urbano Parque 10- CSU (Avenida Perimetral)
Horário: 15h às 19h
Sábado
* Clube Militar de Manaus – Cassam (Crespo) – Último dia da feira
* Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis)
* Centro de convivência da família Padre Pedro Vignola (Cidade Nova)
Horário: 5h às 11h
Deixe um comentário