
Chega a ‘friagem’ e Boca do Acre-AM registra 12 graus centígrados, às 7h
Os amazonenses estão sentindo temperaturas mais amenas nas últimas 24h, com a chegada da famosa friagem desde esta segunda-feira (28), seguida de tempo nublado. A friagem é mais intensa no Sul do Amazonas.
No Estado vizinho do Acre, o frio chegou com chuva. Em Boca do Acre foi registrada a temperatura de 12 ° C e em Lábrea 16° C, agora pela manhã. Também estão com 17° C as cidades de Pauini, Ipixuna, Guajará e Envira, próximas ao Acre. Manaus, às 9h30, apontava 23° C, com máxima de 28° C e mínima de 21° C.
Chega a ‘friagem’
O meteorologista Alejandro Fonseca explica que a friagem deve deixar as temperaturas inferiores a 20° C pelo menos até a quarta-feira (30) e a máxima em torno de 28° C. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que esta é a mais forte do ano e deve provocar as temperaturas mais baixas de 2021 no estado.
Com o início do inverno no Hemisfério Sul, o que se chama por aqui de ‘verão amazônico’, que é o período de seca, as frentes frias têm todas as condições por esses motivos devido ao inverno. Não haveria nenhum outro tipo de fenômeno que explique as quedas nas temperaturas, além do início do inverno no hemisfério que começou oficialmente dia 21 de junho.
Frentes frias vêm antecedidas por chuvas, o que pode fazer deste meses ainda amenos, por causa das nuvens com chuvas, mesmo que isoladas. Porém, para agosto, setembro e parte de outubro são esperadas as temperaturas mais altas.
Climatempo
Segundo dados do Climatempo, uma grande e forte frente fria avança sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Sul da Região Norte do Brasil. Mas esta frente fria provoca principalmente aumento de nebulosidade nestas regiões. As nuvens mais carregadas ficam sobre o sul e leste de São Paulo, o Rio De Janeiro e leste do Paraná.
No Norte do Brasil, o dia é com pancadas de chuva e períodos com sol no norte e leste do AM, no oeste e norte do PA, no AP e em RR. Calor intenso e sol forte nas demais áreas do PA e no TO. O sul do Amazonas, o Acre e Rondônia sentem a friagem, que é uma queda da temperatura provocada pela presença do ar frio de origem polar. A sensação é de frio o dia todo. Ainda chove no oeste do AC e no sul do AM.
Um ciclone subtropical se formou na costa do Uruguai joga muita nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul. Este ciclone avança para o litoral do Rio Grande do Sul nesta terça-feira e vai espalhar muita umidade pelo interior da Região Sul. O excesso de umidade e o frio intenso permitem a ocorrência de neve.
Nuvens carregadas avançam do oceano em direção ao litoral norte do Nordeste aumentando as condições para pancadas de chuva.
Deixe um comentário