14/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Fura-filas da vacinação com laudos falsos de comorbidades em investigação pelo MPAM

Publicado em 01 de junho, 2021

A investigação do Ministério Público do Amazonas apura o caso de um laudo que atestaria, falsamente, diabetes. Foto: Divulgação/MPAM

Uma modalidade de fura-filas da vacinação contra a Covid-19 que emprega declarações médicas falsas, atestando a comorbidade, para inclusão de pessoas saudáveis em grupos de risco prioritários, é alvo de investigação pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP).

A investigação foi instaurada no dia 20 de maio e apura o caso de um laudo que atestaria, falsamente, diabetes.

“Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu (os laudos). Informações falsas ficarão sujeitas às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis. Emissão e apresentação de falso atestado se configuram em crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento, com pena de até seis anos de prisão”, explicou a promotora de Justiça Luissandra Chíxaro, titular da 58ª PRODHSP.

A promotora requereu à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) cópia do laudo médico e do histórico médico da pessoa que o “comprou”, além de cópias de laudos e receituários médicos de pessoas com comorbidades vacinadas contra a Covid-19 nos primeiros 20 dias de maio de 2021.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.