Em Humaitá, Ministério Público investiga falta de exames obrigatórios em recém-nascidos

O MPAM apura denúncia de que testes como os do “olhinho e do ouvidinho” não estão sendo realizados na maternidade de Humaitá. Foto: Divulgação/MPAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), através da 2ª Promotoria de Justiça de Humaitá, instaurou um Procedimento Administrativo com a finalidade de acompanhar e fiscalizar quais são os testes e exames realizados nos recém-nascidos na maternidade de Humaitá.

O procedimento iniciou após uma manifestação recebida no WhatsApp da Ouvidoria-Geral no dia 4 de agosto de 2020, onde o denunciante informou que exames obrigatórios não estavam sendo feitos nos recém-nascidos. Entre os procedimentos estão os “testes do olhinho e do ouvidinho”.

O promotor de Justiça Rodrigo Nicoletti, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Humaitá, notificou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) requisitando informações sobre os testes realizados na maternidade do município para garantir a prevenção da saúde. A pasta ainda deve relacionar quantos e quais são os testes e exames realizados, informar quem é a equipe responsável pelos procedimentos e se ele é realizado logo após o nascimento, ou seja, antes de sair da maternidade.

A Semsa informou à Promotoria, no último dia 2 de março, que realiza os seguintes procedimentos após o nascimento: a emissão otoacústicas evocados para triagem e auditiva (teste da orelinha), que é feito por uma equipe fonoaudiológica; teste de coraçãozinho, feito por técnicos em enfermagem; e o teste não treponêmico para testação de sífilis, realizado por uma biomédica.

“O processo continua em andamento e avançando para cobrar o procedimento dos outros testes como o Ocular (olhinho); Reflexo-Vermelho (olhinho também) e o do teste do pezinho”, destacou o promotor de Justiça.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.