Ministro quer ‘empoderar’ atendimento de UBSs para não lotar hospitais

Ministro quer 'empoderar' atendimento de UBSs para não lotar hospitais

Ministro quer ‘empoderar’ atendimento de UBSs para não lotar hospitais. Foto: Tony Winston/MS

Em visita Manaus para acompanhamento das medidas de enfrentamento à pandemia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu que o estado do Amazonas reforce a importância da Atenção Primária no atendimento dos pacientes. O apelo foi feito durante reunião do Comitê de Crise – Controle de Operações Especiais (COE), na manhã desta segunda-feira (25/1), em Manaus, na presença de representantes do estado e da prefeitura. A recomendação é uma estratégia para aliviar o fluxo nos grandes hospitais da capital amazonense.

“O atendimento básico é fundamental nessa luta para brecar o avanço da Covid-19”, afirmou o ministro.

Ministro

Pazuello advertiu que é necessário que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – são aproximadamente 80 em Manaus – sejam imediatamente direcionadas para atendimento, diagnóstico, tratamento e orientação ao paciente com Covid-19.

“O atendimento nas UBS deve ser o mais rápido possível”, destacou. “A determinação é empoderar a atenção básica. Precisamos que isso seja parte do pensamento de cada um dos integrantes desse comitê”, disse o ministro.

Complexidade

O ministro afirmou, ainda, que os esforços no atendimento de média e alta complexidade, no momento, devem estar voltados para a remoção de pacientes e a infraestrutura para o oxigênio, compreendendo logística de transporte, armazenagem e distribuição. “Vamos aumentar o número de voos para remoção de pacientes, inclusive com aeronaves particulares, e vamos conseguir as vagas”, adiantou.

Pazuello está articulando a participação de outros ministérios no comitê de crise como, por exemplo, o da Defesa, e anunciou a formação do Comando Conjunto Amazônia, que irá atuar, além do Amazonas, em outros estados da região Norte onde o avanço da Covid-19 já está sendo detectado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *