Autoridades lamentam morte da diretora da FVS. Prefeito decreta luto de três dias

Autoridades lamentam morte da diretora da FVS

A diretora da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, foi uma referência na luta contra o novo coronavírus no Amazonas. Foto: Reprodução/Secom

morte da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a farmacêutica bioquímica Rosemary Costa Pinto, ocorrida nesta sexta-feira (22/1), em decorrência de complicações da Covid-19, causou grande repercussão nas redes sociais. Autoridades e o público em geral lamentaram o falecimento da servidora, que foi uma referência na luta contra o novo coronavírus no Amazonas.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), emitiu nota de pesar e decretou luto oficial por três dias: “Perdemos uma guerreira incansável, que estava na linha de frente, desde o ano passado, na luta contra este terrível vírus, que a cada dia destrói inúmeras famílias pelo mundo. Em nome da Prefeitura de Manaus, dos servidores e de toda Manaus, rogo a Deus para que a receba em sua eterna morada, e seja, neste momento tão triste, o conforto da família e dos amigos”, declarou David.

Nas redes sociais, o governador Wilson Lima (PSC) também fez uma homenagem à servidora: “Ela foi incansável no enfrentamento a tantas doenças epidemiológicas e muito em relação à Covid-19 em nosso estado. Era a palavra que nos orientava e que tinha o respeito de todos que a ouviam. Vá em paz, minha querida Dra. Rose. A Dra. Rose do Amazonas. Sua luta foi, é e continuará sendo a nossa luta. Obrigado por tudo, por tanto, pela doação sem limites, sempre pronta e apta a nos orientar. Seguimos aqui no front de batalha, corajosos e fortes, mas imensamente tristes pela sua ausência. Que os familiares, amigos e colaboradores recebam meu abraço. Essa dor machuca muito a todos nós.”

O senador Eduardo Braga (MDB) também emitiu nota de pesar: “Que Deus acolha com todas as honras a epidemiologista Rosemary Costa Pinto, que faleceu nesta sexta-feira (22/01) por complicações da Covid-19, em Manaus. Desde o início da pandemia, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) atuou como um norte nas ações de combate à Covid-19 implementadas no Estado. Nos deixa um legado de uma mulher forte e guerreira.”

O vereador Marcelo Serafim (PSB) lamentou a morte da farmacêutica: “Lamento profundamente o falecimento da minha colega de profissão Dra Rosemary Costa Pinto, que foi uma guerreira no combate ao Covid e na orientação da população, a senhora se foi, mas antes de ir salvou muitas vidas com suas orientações e pulso forte. Que Deus lhe abençoe e a receba de braços abertos! A senhora é mais do que merecedora! Descanse em paz!!! Muito obrigado por tudo e pela referência de profissional que sempre foi para todos nós profissionais farmacêuticos”.

Servidora pública

Há dois anos à frente da FVS-AM, Rosemary era servidora pública municipal, há 25 anos, e integrava os quadros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), onde ocupava o cargo de farmacêutica em Análises Clínicas, estando à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS). Juntamente com um grupo formado por sanitaristas, epidemiologistas, infectologistas, entre outros profissionais da área de Saúde, ela foi uma das idealizadoras da criação da Fundação de Vigilância do Estado.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José Araújo disse:

    A União faz a foça w a coisa acontece parabéns a todos que coopraram por Manaus e pelo AMAZONAS