
Márcia Novo homenageia Klinger e arrasa na dança e sensualidade com “Bumba Bumbum bumbá”
A música “Bumba bumbum bumbá”, sucesso com Klinger Araújo, O furacão do boi, está de volta. A cantora Márcia Novo apresenta clipe carregado de sensualidade, a bordo de um barco, na companhia de dançarinos. É a mesma música que o cantor, falecido no dia 29 de setembro deste ano, vítima de Covid-19, apresentou, dia 23/05/1999, no programa da Xuxa.
Márcia lançou releituras de quatro toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido e uma composição autoral, no EP “Eletroboi”. A música de Klinger, feita em parceria com o pai dele, o radialista Artêmio Guedes de Araújo, é um dos destaques. As outras são “Réquiem”, “Dança do Banzeiro” e “Ritmo quente”. “Vem” é a música autoral.
Klinger na Xuxa
Klinger Araújo foi ao Rio de Janeiro para lançar um CD, determinado a se apresentar no programa da Xuxa, com grande visibilidade na época. Surpreendeu ao mundo artístico quando, na companhia dos dançarinos Cristiane, Hipólito, Daniel e Janis, ficou 7 minutos e 42 segundos cantando e brincando com a apresentadora. Chegou a presenteá-la, e à filha dela, Sasha, com cocares dos bumbás. O artista Werner Botelho, também falecido, entregou pessoalmente os mimos.
Reveja a apresentação de Klinger na Xuxa:
O EP de Márcia
Márcia Novo, que é parintinense, tem caracterizado o trabalho artístico pelo arrojo nas inovações. “Eletroboi” já está disponível nas plataformas digitais Spotify, Deezer e iTunes.
A produção é do maestro Manoel Cordeiro. O som mistura o ritmo parintinense às guitarradas paraenses, com pop e beats eletrônicos. Participam artistas consagrados do Festival de Parintins, como o grupo Canto da Mata e Tony Medeiros. Klinger Araújo é homenageado in memorian.
A indígena Cláudia Baré declama o trecho inicial de “Réquiem”, de Ronaldo Barbosa, em nheengatu, a língua geral, utilizada pela etnia dela.
Depois de lançar o videoclipe de “Réquiem”, toada de Ronaldo Barbosa, e alcançar mais de 74 mil visualizações no YouTube, Márcia Novo apresenta “Bumba Bumbum Bumbá”, a toada do Furacão do Boi, como segundo clipe da série.
Outro destaque no videoclipe de “Bumba Bumbum Bumbá” é o Boi Boiola, figura conhecida na Ilha Tupinambarana, uma paródia bem-humorada, que luta contra a homofobia. A direção é de Tadeu Rocha e Thaianty e, nos créditos finais, o vídeo exibe uma homenagem ao Furacão do Boi.
“Quando eu escolhi essas músicas, nunca imaginei perder o Klinger. Ele me cobrava muito um trabalho para Parintins e eu sempre dizia que iria surgir no momento certo. Rodas de toada são comuns na minha família e eu vi no projeto uma forma de homenageá-lo, de eternizá-lo”, diz Márcia.
O ativismo nas questões ambiental e indígena renderam à artista o título de Embaixadora da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A revista “Vogue” a colocou entre as 12 principais personalidades de destaque na Amazônia.
Deixe um comentário