31/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Secretária de Educação da Prefeitura vence o Prêmio Espírito Público 2020

Publicado em 15 de dezembro, 2020

Para a titular da Semed, Kátia Helena Schweickardt, que acompanhou o anúncio do prêmio ao vivo pela internet, a conquista representa o trabalho dos 15 mil servidores da Secretaria, que estão revolucionando a educação básica de Manaus. Foto: Márcio James/Semcom/Divulgação

A secretária municipal de Educação da Prefeitura de Manaus, Kátia Helena Schweickardt, venceu o Prêmio Espírito Público 2020 – Gestoras do Brasil, na categoria Educação. A premiação é considerada o maior evento de reconhecimento de pessoas que transformam o setor público brasileiro. A divulgação dos nomes foi realizada nesta terça-feira (15), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, destacou que a conquista coroa todo um trabalho desenvolvido ao longo da sua gestão e que colocou a cidade entre as melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A professora Kátia tirou Manaus do amargo 23º lugar entre as capitais, no Ideb, e nos levou para o Top 10. Temos a nova posição, é a elite do ensino público fundamental”, destacou Virgílio.

Ainda segundo Arthur, eventos como esse, que tem a realização da Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), contribuem para inspirar áreas importantes da gestão pública a alcançarem metas que se traduzem em melhorias para a população. Para ele, isso também só é possível graças à dedicação de servidores públicos.

“Katia venceu porque lidera os professores e gestores competentes e motivados da Secretaria Municipal de Educação, a Semed, incentivou nossos alunos à leitura, brilhou no trabalho do reforço escolar, reduziu, mais que todos os estados e capitais, a evasão escolar, e uniu a família, os mestres e servidores no objetivo de elevar Manaus e a dignidade do nosso povo. Educação é chave para a prosperidade e o futuro e Kátia sabe abrir caminhos com talento, tecnicidade e paixão”, elogiou o prefeito de Manaus.

Para a secretária, que acompanhou o anúncio ao vivo pela internet, a conquista representa o trabalho dos 15 mil servidores da Semed, que estão revolucionando a educação básica de Manaus. “Quanta felicidade em receber esse prêmio concorrido com tantas pessoas talentosas. Esse prêmio é de todos os servidores da Semed. Agradeço ao prefeito Arthur, que acreditou que alguém desconhecida e que nunca tinha votado nele, poderia colocar a educação de Manaus como referência nesse país”, agradeceu a secretária Kátia, que também é professora.

A atual secretária da Semed também mencionou os pais em sua fala e destacou o importante momento que o país vive. “Agradeço muito a minha mãe, já falecida, que me ensinou a ser uma Helena, como ela. E ao meu pai, que me disse desde muito pequenininha, que os negros ou eles são os melhores ou não seriam nada”, disse Kátia, uma carioca que se tornou manauara e que assumiu, em 2015, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Mais de 2 mil pessoas, de 767 municípios do Brasil, inscreveram-se no prêmio, que contou com 210 jurados que avaliaram todos os trabalhos. Este ano, foram reconhecidas trajetórias que impactaram o setor público na área de Educação, Gestão de Pessoas, Governo Digital, Meio Ambiente e Segurança Pública. Os vencedores ganharam um troféu e uma escultura de madeira do artista plástico Kadu.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.