05/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

“O lazer tem poder social e não poder ser visto como a última opção da Prefeitura”, diz Amil

Publicado em 04 de novembro, 2020

Foto: Divulgação

“Levar lazer à população é cuidar da família, dos jovens e valorizar a cultura de Manaus. Nosso compromisso é garantir o acesso da população a esses segmentos tão importantes para o desenvolvimento social”, diz o candidato a prefeito da capital amazonense, Marcelo Amil. Ele assumiu o compromisso de lançar a Copa Manaus Sub-17, com o objetivo de valorizar e a incluir socialmente crianças e jovens da cidade.

Segundo ele, os eventos esportivos e culturais geram renda e trazem vida aos espaços destinados à recreação. Eles passam a ser ocupados pelos comunitários e por turistas, trazendo movimento á região, além de afastar a criminalidade.
 “O lazer não pode continuar sendo visto como a última opção da Prefeitura de Manaus. Atualmente, o segmento recebe apenas 0,9% do orçamento do município. Um valor irrisório frente ao poder social que o lazer pode ter nas comunidades”.

Propostas

Uma das propostas de Marcelo Amil para o lazer da cidade é construir praças públicas e outros espaços culturais, principalmente, na área periférica. Ele destaca que na sua gestão a promoção de produções artísticas culturais inclusivas, reconhecendo a importância das ações defendidas pelos movimentos de mulheres, LGBTQIA+, negros, indígenas ou imigrantes refugiados, não será esquecida.
 “Hoje, em Manaus, se você quiser dar uma volta com a família, os únicos lugares que as pessoas pensam em ir é a Ponta Negra ou o Largo de São Sebastião. Faltam opções para atender essa demanda. Eu vou construir espaços culturais que trarão músicas e entretenimento diversificado para todas as famílias. Esses espaços serão construídos em cada zona de Manaus, com atividades de lazer e esporte para crianças e adolescentes, de forma a impedir que os jovens se aproximem da criminalidade”, diz o candidato.

Horários

Além disso, Marcelo defende a adequação dos horários de funcionamento dos espaços culturais para que a classe trabalhadora tenha acesso às programações também durante a semana. Ocupar um espaço com cultura e outras atividades atrai famílias e vendedores ambulantes, o que afasta a violência. Amil destaca que as ações estarão atreladas ao reforço na segurança pública.
“O objetivo das ações é prevenir atos infracionais cometidos por crianças e adolescentes em bairros com alto índice de criminalidade e vulnerabilidade. Ao levar vida cultural e segurança a esses lugares, a violência é afastada. Um exemplo disso é o Centro de Manaus, que aos fins de semana vira uma cidade fantasma e a sensação de insegurança aumenta. Essas atividades trazem novas sensações e tiram a pessoa do cenário comum”, diz.

Valorização

Além de inserir as comunidades do movimento desportivo e cultural da cidade, os artistas amazonenses serão valorizados. Exposições de artesão, pintores, mostras artísticas, espetáculos teatrais e shows musicais serão algumas programações a serem desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
 ‘Manaus tem que ser mais atrativa para a sua população e para os turistas. A cidade tem que ser desfrutada, mas precisa dar opções para o divertimento da família. Manaus tem que ser um lugar que se orgulhe dos seus artistas regionais e os torne vitrine. Esses espaços têm como objetivo de humanizar a cidade’, concluiu Marcelo.
Com informações da assessoria de comunicação do candidato
Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.