
Obra resgata fatos históricos do distrito de Terra Preta do Limão. Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha
Estudantes de Barreirinha lançaram, na noite de sábado (24/10), um livro que conta a história do Distrito de Terra Preta do Limão, no Amazonas. A obra foi organizada pelo professor e historiador Basilio Tenório, que já tem sete livros publicados, e teve o prefácio escrito pela professora-doutora Marilene Corrêa da Silva Freitas, referência em obras sobre o pensamento social na Amazônia.
O evento contou com a presença de autoridades locais e regionais e recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Semctram) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O ‘Livro Terra Preta do Limão – Sua história segundo o olhar dos alunos do Ensino Médio na Escola Estadual Júlio César da Costa’ é uma obra literária escrita e pesquisada por estudantes da unidade de ensino. O distrito de Terra Preta do Limão fica a cerca de 10km em linha reta da sede do município de Barreirinha. Ao contar a história da localidade, a obra retrata fatos do passado que contribuíram para a construção do município de Barreirinha.

A obra foi organizada pelo professor e historiador Basilio Tenório. Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha
Iniciativa da Escola Estadual Júlio César da Costa, o projeto é composto pelos estudantes Emily Baraúna, Erik Jordão, Neleize Ribeiro, Mariana Vieira, Suziane Cordovil, Anallu Cordovil, Elton Baraúna, Wellygton Baraúna, Erineide Lopes, Wendell Baraúna, Cristian Cruz, Eneas Conceição. Os alunos cursam o primeiro ano do ensino Médio.
“Pra mim é uma honra enquanto estudante fazer parte dessa história e principalmente por ajudar a contar a história da minha terra”, disse a aluna Emily Baraúna .

Lançamento ocorreu nesse sábado. Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha
O professor Tenório destacou a importância histórica da obra e afirmou que os estudantes já podem se considerar escritores e escritoras barreirinhenses. “Todos estão de parabéns pela pesquisa e pela determinação de querer contar a origem de Terra Preta”, disse o historiador.
A obra contou com a colaboração da professora-doutora Marilene Correa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que escreveu o prefácio.
O livro já está à venda, pelo preço de R$ 30.
Veja mais fotos do evento de lançamento do livro:

Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha

Foto: Clemente Valente/Prefeitura de Barreirinha
Deixe um comentário