Veja as praias de Paricatuba na vazante do rio Negro: Lago, Bica e Central

Veja as praias de Paricatuba na vazante

Veja as praias de Paricatuba na vazante, como a praia Central (foto). Fotos e vídeo: Tereza Cidade

Apontadas entre os melhores pontos para banho dos arredores de Manaus, as praias de Paricatuba, em Iranduba, estão no seco. A vila fica no fim do ramal cuja entrada é no KM-21, da rodovia AM-070 (Manaus-Manacapuru). A água está além da areia, chegando àquela parte de lodo que afasta banhistas. Até a praia do Lago, persistente na enchente, está abandonada.

Veja as praias de Paricatuba na vazante

Praia do Lago, vista da metade do caminho para a Central. A faixa de areia branquinha é um ponto, distante, ao fundo

A praia Central, na frente da vila, é excelente para caminhada. Oferece, como uma espécie de “bônus”, um vento persistente e o visual esfuziante das praias da margem esquerda do rio Negro. O Tupé, no auge, é logo em frente. Há até alguns praticantes de Stand Up Paddle (SUP) que fazem a travessia.

A praia da Bica, por trás de um barranco, tem agora a faixa de lama separando a areia do rio Negro

Em outro atrativo de Paricatuba, a praia da Bica, ao lado da praia do Inglês, a água também deixou para trás a faixa de areia. Os frequentadores não vão ao local neste período.

Na praia do Lago, como este portal já demonstrou, a seca é cruel. Depois da faixa de areia crescem algumas árvores de igapó e depois vêm barro e lodo. É possível ir à pé até a praia Central.

Veja as praias de Paricatuba na vazante

O lago que dá nome à praia do Lago é agora um filete d’água e uma duna se ergue antes da praia propriamente dita

Praia do Lago vista da ribanceira. Depois das árvores vem uma faixa de lama, antes da água

A praia do Lago estava assim, no fim de agosto deste ano, antes da vazante se tornar mais severa

Veja, no vídeo, um passeio da praia Central, onde se vê um iate, até o lodo em frente à praia do Lago:

Números do rio Negro

O rio Negro parou de secar no dia 15/10, quando o nível estava em 16m97 e terminou a vazante. No dia 31/08, quando a régua do Roadway marcava 25m85, a praia do Lago ainda recebia visitantes. O rio secou, em 44 dias, 8m88, mudando totalmente o cenário.

Ano passado, quando o rio começou a encher em 24/10, atingiu 25m83 – quando a praia do lago vira opção única – somente no dia 15/04. O cálculo de moradores é que as demais praias voltem a ficar boas para banho no final de dezembro. Mas tudo depende do ritmo da enchente.

 

Arraias

Um perigo, quando o rio está enchendo, são as arraias. Pescadores dizem que elas somem na vazante, mas voltam às margens na enchente. É preciso cuidado especial com aquela parte escura da água. É lá que os sedimentos ficam depositados e onde as arraias gostam de ficar.

Os mais velhos entravam na água cutucando o fundo do rio, à frente deles, com uma vareta. As arraias correm quando sentem o toque.

Nem é preciso dizer, mas não custa nada: se o banho for de pisar no fundo do rio é melhor impedir as crianças. Todo cuidado é pouco para evitar que o lazer se transforme em acidente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *