
Projeto ‘Lembre de Mim’ vai homenagear vítimas da Covid-19 no Amazonas no Dia de Finados. Foto: Marcio James/Semcom
O projeto de extensão ‘Lembre de mim: Memorial virtual às vítimas por covid-19 no Amazonas’ vai homenagear pessoas que morreram, no estado, após complicações da doença. A homenagem virtual será realizada no Dia de Finados, 2 de novembro.
Aprovado pela Pro-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam), o projeto homenageia, virtualmente, as vítimas da Covid-19 que morreram. A iniciativa é coordenada por Priscilla Mendes Cordeiro e Maria Francisca de Souza Rodrigues, ambas professoras da Escola de Enfermagem de Manaus. Também conta com a colaboração da psicóloga Ananda Maria Pinto Gomes, servidora do Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari).
“A pandemia da Covid-19 modificou nossos costumes e interferiu na nossa cultura do luto, independentemente do motivo que levou a pessoa a óbito. Devido o risco de infecção pelo novo coronavírus, etapas que seriam fundamentais no processo de luto foram interrompidas. Os fatores que dificultam a elaboração de luto inicia desde o momento que a pessoa doente não possui o acompanhamento na internação, não pode receber visitas, os velórios suspensos ou com restrições, assim como sepultamentos com duração curta e com poucos familiares, onde estes tiveram que manter à devida distância entre tantos outros fatores tornando o ato de despedida mais difícil”, comentou a coordenadora do projeto.
Para participar das homenagens, os interessados devem preencher um Termo de Aceite.
As homenagens do dia 2 de novembro serão feitas pela internet. Confira os links, abaixo:
Facebook: https://www.facebook.com/pace.lembredemim.1
Instagram: https://instagram.com/pace_lembredemim?igshid=1cpupwkjt2c4s
Deixe um comentário