05/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Vice-prefeito de Manaus será vice de David ou Amazonino e Alberto Neto mantém candidatura

Publicado em 04 de setembro, 2020

Vice-prefeito de Manaus

Vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (na foto, durante a filiação ao PSDB), rompeu com o prefeito e será novamente candidato a vice

O vice-prefeito de Manaus, ex-deputado estadual e federal Marcos Rotta, aguardará o prazo final da legislação eleitoral, dia 15/09, para definir de quem será vice. A decisão foi tomada numa reunião com o presidente regional do Democratas (DEM), Pauderney Avelino, na noite desta sexta (04/09). “Rotta será vice e vamos ganhar a eleição”, disse Pauderney. “Essas coisas se decidem mais próximo do prazo”, disse o vice-prefeito.

O deputado federal Capitão Alberto Neto, pré-candidato a prefeito, decidiu não aceitar os convites para se tornar vice e manteve a candidatura. Vai apostar todas as fichas no prestígio do presidente Jair Bolsonaro, que, aliás, o tornou vice-líder na Câmara dos Deputados, nesta quinta (03/09).

Existe a possibilidade, aventada nos bastidores, de que Bolsonaro tenha dado uma espécie de “prêmio de consolação” para o ex-capitão da PM, promovido a major. É que o presidente esperaria até o 2º Turno para definir candidato no Amazonas. E torce, no fundo, pelo coronel Alfredo Menezes, pré-candidato do Patriotas, afilhado dele de casamento e ex-superintendente da Suframa.

 

Rotta entre David e Amazonino

“Se fosse hoje, Rotta seria o vice de David Almeida”, disse uma fonte do portal. “As conversas estão bem adiantadas”, acrescentou. “Os dois só ainda não fecharam oficialmente porque as coisas são assim na política”, afirma.

O vice-prefeito estaria também na mira do ex-tetragovernador e ex-tetraprefeito de Manaus Amazonino Mendes. Diante da notícia de que Rotta fechou com David, Amazonino teria chamado Pauderney para conversar.

 

História

Pauderney e Amazonino foram aliados, durante muitos anos, até que o ex-deputado federal desistiu de obter espaço junto ao cacique. Os dois andaram rompidos e têm dificuldade de reatar o diálogo.

Pauderney, hoje líder do DEM no Amazonas, perdeu o lugar de vice-prefeito de Manaus, em 1992, para Eduardo Braga, na chapa do Negão. Isso, praticamente, o prendeu no Legislativo. Depois, Amazonino renunciaria e deixaria Braga dois anos na Prefeitura, iniciando a carreira do ex-vice no Executivo.

Alfredo Nascimento foi o indicado para prefeito de Manaus, por Amazonino, na sucessão de Braga, em 1996. E Braga, em 2002, virou candidato a governador, na sucessão de Amazonino, apoiado por ele. Omar Aziz se tornou vice de Braga, atropelando José Melo. Mais uma vez, Pauderney ficou de fora.

Rotta é vice-prefeito do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, mas está rompido com ele. Foi secretário estadual da Região Metropolitana, durante o mandato tampão de Amazonino, em 2017-2018. De volta à TV, como titular do programa “Exija seus direitos”, desistiu da candidatura a prefeito e decidirá entre David Almeida – mais para este – e Amazonino Mendes, novamente como vice-prefeito.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.