
Prazo para matrícula no ensino remoto da Ufam termina hoje. Foto: Divulgação
Termina hoje (1º/9) o prazo para matrícula dos estudantes que desejam aderir ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As aulas devem começar neste mês de setembro.
Os universitários podem solicitar a matrícula no Portal do Aluno (Portal e-campus) para as disciplinas que serão ofertadas de forma remota. A Ufam confirmou que o prazo para a matrícula termina hoje, às 23h59.
Segundo a universidade, a adesão ao ensino remoto, previsto em regulamento, é voluntária e facultativa, tanto para o professor, quanto para o aluno.
As datas do Calendário Acadêmico Especial estão na Resolução 03/2020. O documento prevê que o semestre letivo terá a duração de 75 dias e não comprometerá os semestres letivos presenciais de 2020/1 e 2020/2.
Está previsto que as aulas do ensino remoto comecem dia 8 de setembro, próxima terça-feira. O calendário especial deve ser concluído no dia 14 de dezembro.
O regulamento do ensino remoto e o Calendário Acadêmico Especial 2020 foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no dia 12 deste mês, após dois dias consecutivos de debates por videoconferência.
O ensino remoto temporário considera a necessidade de distanciamento geográfico entre professores e alunos, durante a pandemia do novo coronavírus. No período, as aulas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação e mídias digitais.
As atividades acadêmicas da Ufam estão suspensas, desde o dia 31 de março, por causa da pandemia.
No dia 15 de julho, a universidade publicou o seu Plano de Biossegurança para a volta às aulas. O documento reúne uma série de diretrizes a serem seguidas pela comunidade acadêmica. Entre as medidas estão a manutenção da higiene pessoal, distanciamento social e limites de ocupação nos espaços das unidades acadêmicas.
Veja mais notícias em Geral