
Foto: Divulgação/Nilton Lins
Nessa quinta-feira (20/8), a Universidade Nilton Lins realizou a solenidade de colação de grau do semestre de 2020/01. O evento presencial ocorreu no Auditório Nina Lins, localizado no Campus Laranjeiras, na zona Centro-Sul de Manaus. A cerimônia contou com uma live especial nas redes sociais da instituição, para todos os que não puderam estar presentes. A transmissão na internet buscou cumprir com as normas de segurança decretadas pelos órgãos governamentais contra a Covid-19.
A colação contou com formandos dos cursos de Biomedicina, Construção de Edifícios, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Logística, Medicina Veterinária, Nutrição, Petróleo e Gás, Psicologia, Recursos Humanos e Segurança de Trabalho.
Foram necessários novos arranjos e ajustes na cerimônia para proporcionar segurança a todos. Cada formando foi autorizado a levar apenas um acompanhante, sendo proibida a entrada no auditório de menores de 12 anos, maiores de 65 anos e portadores de comorbidades. Familiares e amigos dos formandos reuniram-se em suas casas para assistir ao evento transmitido pela fanpage da universidade no Facebook e no canal do Youtube.
Dessa vez, a emoção foi diferente para a concluinte Chrystiane Ferreira, do curso de Biomedicina. “Estou muito feliz por essa noite, mesmo sendo a única da minha turma. É uma sensação única esse momento. Fiquei um pouco atrasada por conta da minha gestação, mas a coordenadora me ajudou muito a conseguir estar presente hoje, e não imaginava que iria acontecer a cerimônia desta forma. Estou feliz que a instituição está proporcionando este momento para nós, pois é muito importante, é muito gratificante a gente compartilhar isso com mais pessoas por ser transmitido, e dividir esse momento mesmo que de longe”, disse.
Para a professora Priscila Rodrigues, destacou a importância do mercado de trabalho. “Atualmente, o mercado de Medicina Veterinária está exigindo especializações, como fisioterapia clínica de pequenos felinos, ramos alimentícios, reprodução animal em grandes clínicas. Na Universidade Nilton Lins temos diversas disciplinas que contemplam essas áreas, o aluno tem uma base desde do 1° período, e o mais importante é que a matriz curricular contempla todas essas opções que o mercado de trabalho exige”, ressaltou.
Na solenidade, houve homenagem a personalidades da região, por meio de placas de mérito acadêmico dadas a alunos com altos índices de coeficientes. Os homenageados foram o professor Jardel Araújo da Silva, presidente do Conselho Regional de Farmácia, e a fonoaudióloga Elcy Machado, que possui papel importante no desenvolvimento do implante coclear no Amazonas.
“É muito gratificante esse momento, como ex-aluna da casa estar aqui presente e sendo homenageada, pois, nunca passou pela minha cabeça que esse momento aconteceria. E hoje ter essa honra de ser homenageada, é algo que me deixa muito feliz, mostra que todo esforço que a gente faz durante o decorrer da vida é reconhecido”, expressou Elcy.
“Inspirada por minha filha, que tem deficiência auditiva comecei a cursar fonoaudiologia aqui na Universidade Nilton Lins. É muito emocionante estar aqui para testemunhar esse momento. Adorei a ideia da instituição reconhecer profissionais que tiveram grandes trajetórias”, concluiu.
Cuidados
Além das tradicionais becas, as máscaras se tornaram um item indispensável para os formandos, familiares, professores e demais participantes. Logo na entrada, havia álcool em gel e aferição de temperatura.
“As solenidades de colação de grau presenciais neste momento de pandemia são marcantes no histórico da Universidade Nilton Lins. Precisamos fazer diferente, no entanto, sem abrir mão da tradição. Assim, permanecemos com a colação de grau presencial, atendendo as normas dos órgãos de saúde competentes”, disse a professora Janaina Braga, Pró-Reitora de Extensão.
A instituição afirmou estar sempre buscando inovar e capacitar seus alunos. “Para isto, conta com a participação de um time de professores altamente capacitados em fazer seus alunos crescerem, mostrando caminhos e dando as mãos. A Universidade Nilton lins que há mais de 30 anos cumprindo sua missão de ‘educar a Amazônia’, oferece cursos de graduação presenciais, EAD, pós -graduação, mestrado e doutorado”, informou.
Deixe um comentário