
Eleição para novo presidente e vice do Boi Garantido deve ocorrer dia 27 de setembro. Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura
O Garantido nomeia, no dia 27 deste mês de agosto, a Comissão Eleitoral da eleição para o novo presidente e vice-presidente da Associação Folclórica. A escolha dos novos dirigentes deve ocorrer no dia 27 de setembro. A atual diretoria disse, nesta terça-feira (18/8), que já protocolou, junto às autoridades de saúde de Parintins, pedido de confirmação da eleição na data prevista, em razão da pandemia de Covid-19.
De acordo com a diretoria, os preparativos para realização da Assembleia Geral de eleição para novo presidente e vice já começaram. “Segundo o estatuto do bumbá, a eleição do Garantido ocorre no último domingo de setembro, que em 2020 acontece no dia 27. Um mês antes, 27 de agosto, acontece a nomeação da Comissão Eleitoral que irá reger o processo democrático”, afirmou diretoria.
Fábio Cardoso, presidente do boi, confirmou que dia 27 de agosto será realizada a nomeação da Comissão Eleitoral. Segundo o Garantido, o assunto já foi “discutido com a diretoria e com apreciação de alguns nomes”.
“As discussões sobre a formação da Comissão já estão em andamento há vários dias e uma coisa é certa: o Garantido tem todo respeito pela democracia e pelo seu Estatuto”, disse Cardoso.
A diretoria afirmou que protocolou na Vigilância em Saúde e no Comitê de Combate ao Novo Coronavírus uma solicitação de parecer sobre a viabilidade da realização da eleição do Garantido na data prevista de 27 de setembro, “por conta da pandemia da Covid-19 em curso”.
“Nós já oficializamos a vigilância para que ela se pronuncie sobre a realização da eleição na data que reza o Estatuto. A gente está aguardando este posicionamento, mas já estamos trabalhando da forma mais transparente possível”, afirmou o atual presidente.
Junto com o Caprichoso, o Garantido promove o Festival de Parintins, anualmente.
Veja mais notícias em Entretenimento