
Menina de dez anos cria petição em defesa do rio Tarumã. Foto: Reprodução
Uma menina de dez anos de idade criou uma petição em defesa do rio Tarumã-Açu, em Manaus. Ilana, que é manauara, sugere a construção de uma pista de caminhada e ciclismo às margens do Tarumã, para que a própria população entenda o valor do rio e proteja o local.
A criança publicou a petição ontem (1º/8). Até as 19h50 deste domingo (2/8), a publicação tinha recebido 115 assinaturas. A petição pode ser assinada no link: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/prefeitura_de_manaus_governo_do_amazonas_o_taruma_e_nosso_/.
No texto de apresentação, Ilana afirma que sempre teve “o privilégio de ir para o rio Tarumã-Açu” e critica o uso exclusivo do espaço por proprietários de praias privadas. “Talvez isso explique como o rio é tratado, muitas vezes se tornando um depósito de lixo”, escreveu.
A petição online está disponível na plataforma do site da Avaaz (‘voz’, em algumas línguas), Organização Não Governamental (ONG) que ajuda comunidades na mobilização de temas sociais ou ambientais.
A ação do homem é a principal responsável pela degradação da bacia do Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus. O lixo geralmente fica depositado no leito dos igarapés que formam a bacia, principalmente no igarapé do Gigante, onde se encontram as cachoeiras Alta e Baixa do Tarumã.
A área tem importância ecológica e possui beleza cênica. A APA (Área de Proteção Ambiental) Tarumã-Ponta Negra foi decretada em 2008 e é a maior unidade de conservação do município com aproximadamente 23 mil hectares.
Artigo publicado no IX Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, em 2018, explica que a “Bacia do Tarumã-Açu é uma sub-bacia da Bacia Amazônica, cujo corpo hídrico principal é o Rio Tarumã-Açu, afluente do Rio Negro que deságua no Rio Amazonas”.
Meu nome é Ilana, tenho 10 anos e sou Manauara. Sempre tive o privilegio de ir para o rio Tarumã-Açu. Mas essa não é a realidade de todos, muitas pessoas nem sequer viram o nosso lindo rio, a maior parte das praias são privadas e talvez isso explique como o rio é tratado, muitas vezes se tornando um depósito de lixo. Algumas pessoas nem sabem que tem direito ao rio, mas as águas são públicas e as margens são protegidas.
Nesse sentido, queremos pedir a construção de uma pista de caminhada e ciclismo nas margens do Tarumã, assim estaremos protegendo o rio da urbanização desenfreada, invasões de terras e descarte de resíduos que vem degradando a natureza, e por outro lado, possibilitando que o rio se torne um espaço verdadeiramente público. Isso fará com que as pessoas possam aproveitá-lo mais, inclusive pode contribuir para o turismo da nossa cidade. Essa é a melhor forma de protegê-lo.
Muitos igarapés em Manaus já se encontram poluídos e o Tarumã pode ser o próximo. Se todos tivermos acesso a ele e lutarmos por sua proteção isso pode mudar. Conto com vocês!
Veja mais notícias em Geral