
Banhistas voltaram a lotar a Ponta Negra. Foto: Divulgação
Banhistas voltaram a lotar o Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, no domingo (26/7). Desde a reabertura do espaço, após o pico da pandemia de Covid-19 na capital, o local tem registrado intenso fluxo de pessoas, especialmente aos fins de semana. A Prefeitura de Manaus tem reforçado as medidas de prevenção aos frequentadores do complexo, a fim de conter o contágio pelo novo coronavírus.
Com a reabertura dos parques, incluindo a Ponta Negra, a prefeitura voltou a orientar a população para que os espaços possam ser prioritariamente utilizados para praticar atividades físicas, desde que de forma isolada e mantendo distância de outros visitantes. “O mesmo vale para o uso do balneário, para reduzir ainda o risco de contaminação pelo Covid-19”, afirmou o município.
A poder público municipal lembrou que a pandemia teve redução de mortes no Estado, mas os números de novos casos continuam em alta. De acordo com a Prefeitura de Manaus, a comissão que atua na gestão do Complexo Turístico Ponta Negra, gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), fiscaliza os quiosques e comércios instalados no espaço, que também operam com as recomendações.
Os permissionários e servidores estão mantendo a higienização das mãos, com lavagem ou uso do álcool gel, utilizam máscaras e controlam o distanciamento dos clientes na hora das compras. Os colaboradores também foram orientados a usar luvas descartáveis e manter constante higienização dos espaços.

Banhistas devem manter medidas de segurança contra o novo coronavírus. Foto: Márcio James/Arquivo-Semcom
Segurança
Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança e orientação aos banhistas sobre as normas de segurança, até 17h. As equipes também fazem a segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo.
Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.
A orientação, mesmo no parque, é para manter as medidas de prevenção e combate ao vírus, o que inclui o uso de máscaras individuais.
A estrutura de atendimento a frequentadores na praia, com os guarda-sóis, é montada respeitando o distanciamento de, pelo menos, 2 metros entre os jogos de mesas e cadeiras. Em relação às filas para compra de produtos, os mesmos devem atentar para o distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre clientes.
Horários
Na Ponta Negra, o horário limite indicado para o banho no rio é até 17h,
As atividades comerciais, incluindo os permissionários e quiosques, funcionam de 9h às 22h, na área da praia; no calçadão, seguem até as 23h.
Máscaras
O uso de máscaras de proteção, que ajudam no combate à proliferação do novo coronavírus, passou a ser obrigatório em estabelecimentos comerciais e no transporte público e privado de Manaus, desde o último dia 11, por decretos assinados pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e publicados no Diário Oficial do Município (DOM), edição n° 4.835. Com a sanção da lei municipal nº 2.607/2020, no dia 13 deste mês, os decretos ganharam força.
As máscaras, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), devem ser, de preferência, as de fabricação caseira, com duas camadas de tecidos bem ajustados ao rosto, de modo que possibilite a cobertura total da boca e do nariz.
Deixe um comentário