Revitalização dos parques urbanos do Prosamim alcança 90% de execução

Revitalização dos parques urbanos do Prosamim alcança 90% de execução. Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As obras de reforma de sete parques urbanos construídos pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), nas zonas Sul e Oeste de Manaus, alcançaram 90% de execução e estão próximas de sua conclusão. As informações são do Governo do Amazonas.

As reformas dos parques urbanos do Prosamim foram anunciadas em abril de 2019 pelo governador Wilson Lima. Após sua conclusão, irão devolver para a população da capital importantes espaços de convívio social e práticas esportivas construídos pelo programa em mais de uma década de existência.

Histórico dos parques urbanos do Prosamim

O primeiro Parque Urbano entregue pelo programa, em Manaus, em 2009, foi o Parque Senador Jefferson Peres, que está localizado entre as avenidas Sete de Setembro e Lourenço Braga. O espaço conta com uma área de 53 mil metros quadrados urbanizados, equipados com jardins, quiosques, orquidário, playground infantil, pista de caminhada e monumentos referentes à Belle Époque.

Ainda no ano de 2009, o programa inaugurou outros parques urbanos, como o Parque Mestre Largo Chico, que revitalizou a área alagadiça e restaurou a ponte Benjamin Constant, dotando o local com academia ao ar livre, área de convivência, quadras de areia e grama sintética.

Nos anos seguintes, o programa continuou equipando a cidade com espaços urbanos revitalizados, dotados de infraestrutura adequada e espaços de lazer.

O Prosamim já concluiu a reforma do antigo Parque Bittencourt, que está localizado na avenida Sete de Setembro. O espaço foi reinaugurado como praça pública Elza Simões de Oliveira e teve sua administração repassada ao Município.

Os parques urbanos do Prosamim que estão sendo reformados são Paulo Jacob e Largo Mestre Chico, localizados na Avenida Sete de Setembro; Manaus II, situado na avenida Japurá; Igarapé da Freira e Linear Beira Rio, localizado na rua Marginal do 40 e ainda, o Triângulo São Raimundo, localizado na avenida Brasil.

Revitalização dos parques urbanos do Prosamim alcança 90% de execução. Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Os parques urbanos que estão sendo reformados recebem serviços de pintura, troca do gradeamento das quadras poliesportivas, serviços de jardinagem, reforma e readequação dos quiosques, recuperação de guarda-corpo, troca de lâmpadas e postes de iluminação pública, substituição e instalação de playgrounds infantis, balanços, gangorras, equipamentos das academias ao ar livre, entre outros. As quadras de grama sintética e de areia foram revitalizadas, recebendo um novo gramado e substituição da areia.

Repasse dos parques e o fortalecimento institucional entre Estado e Município – O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Prosamim, vem atuando em um fortalecimento institucional com órgãos do poder municipal a fim de garantir a manutenção periódica dos parques urbanos, praças, vias e residenciais construídos pelo Prosamim. As parcerias foram firmadas com o intuito de otimizar e garantir ações de limpeza e manutenção desses espaços.

Após a conclusão das reformas dos parques, uma comissão mista formada por técnicos do Instituto Municipal de Planejamento (Implurb) e da UGPE realizam uma vistoria técnica nos espaços para que a administração municipal possa atestar as condições das áreas e receber a administração dos parques e praças construídos pelo Prosamim.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo, mencionou que as reformas dos parques urbanos são frutos de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Implurb para que, após a conclusão das obras, o município receba os parques e realize a manutenção desses espaços.

“O Governo do Estado vai devolver para a população sete parques urbanos construídos pelo Prosamim. Sãos espaços amplos e totalmente revitalizados, como o Parque Desembargador Paulo Jacob, o Largo Mestre Chico entre outros. O programa está muito satisfeito, pois esse acordo com o poder municipal é algo histórico para o Prosamim e através da administração do governador Wilson Lima, esses espaços serão devolvidos à população de Manaus”, afirmou o coordenador executivo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *