Prefeito de Manaus e primeira-dama lamentam a morte do fundador da Oela

Prefeito de Manaus e primeira-dama e Secretaria de Cultura do Estado lamentaram a morte do fundador da Oela, Rubens Gomes, o ‘Rubão’. Foto: Oela

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentaram profundamente a morte do ativista, músico e luthier, Rubens Gomes, o ‘Rubão’, 60, fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela). Ele morreu na noite de quinta-feira (28/5), em Manaus, vítima de uma parada cardiorrespiratória. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado, também lamentou.

“É uma grande perda para o Amazonas de uma pessoa como o professor Rubão, que além de colaborar para a formação de inúmeros jovens, seja no ofício da luteria ou com a parte de educação, também trabalhava com a sustentabilidade, com projetos que repercutiram pelo mundo, chamando atenção inclusive do príncipe Charles, futuro rei da Inglaterra, quando esteve em Manaus e conheceu os projetos tocados por ele”, destacou o prefeito.

Fundada 1998, para ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus, a Oela, em mais de 20 anos de atuação, contribuiu na formação de mais de 2,3 mil alunos, na arte da luteria, e posteriormente, com outros projetos na área de educação, informática, esportes, preparação para o mercado de trabalho, curso de Libras, entre outros.

Além da atuação no Amazonas, Rubens fez com que a Oela expandisse as fronteiras, com um projeto no arquipélago do Bailique, no Amapá, trabalhando junto as comunidades daquela região, com a produção do açaí, de uma maneira sustentável, gerando oportunidade de renda aos moradores do lugar.

Os projetos desenvolvidos pela Oela, em especial os ligados à sustentabilidade, repercutiram em todo mundo, rendendo vários prêmios internacionais e fazendo com que em 2009, durante visita oficial ao Amazonas, o príncipe Charles de Gales, conhecesse o projeto da luteria, ganhando na ocasião um violão de madeira certificada com o selo FSC (Forest Stewardship Council).

Em novembro de 2018, Rubão foi submetido a um transplante pulmonar em Porto Alegre (RS) e passou por um longo processo de recuperação, chegando a ficar um ano e oito meses distante de Manaus, para cumprir o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“Sem dúvida, uma pessoa de grande solidariedade e compromisso com o resgate social. Seu trabalho será sempre uma referência e seu legado será sempre lembrado por todos. Lamentamos a notícia da morte do professor Rubens e desejamos nossos mais sinceros pêsames aos seus familiares e inúmeros amigos conquistados à frente da Oela”, finalizou a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também manifestou profundo pesar pelo falecimento do ativista. A pasta ressaltou que, a Oela se tornou a primeira lutheria do mundo a trabalhar com madeiras amazônicas, certificadas com o selo FSC (Forest Stewardship Council) de cadeia de custódia, que acompanha todo o processo de beneficiamento da madeira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *