Lockdown sai de plantonista para titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual. Veja decisões

Lockdown sai de plantonista para titular

Lockdown sai de plantonista para titular, Ronnie Frank (foto), que vai decidir se medida será adotada em Manaus

O juiz plantonista da Central de Plantão Cível, nesta terça (05/05), Antonio Itamar de Sousa Gonzaga, redistribuiu o processo de lockdown em Manaus. Caberá a Ronnie Frank Torres Stone, juiz titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, tomar a decisão. O pedido foi feito por 11 promotores do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM). Eles querem o isolamento completo e medidas mais duras contra a Covid-19.

Itamar justificou a remessa porque a ação foi protocolada eletronicamente e direcionada para a 1ª Vara. “Em outras palavras, antes de serem remetidos a esta Central de Plantão, os presentes autos já se encontravam distribuídos ao juiz natural”, diz o texto. Isso “inviabiliza a atuação do juízo plantonista”.

O juiz explica que, para o juízo plantonista atuar em processo já distribuído, teria que obter autorização junto ao desembargador plantonista.

 

Erro na distribuição

A distribuição, direta para o titular da Vara, teria sido feita de forma errada. A chefa do setor de Distribuição de 1º Grau, Alessandra de Lima Oliveira, ainda emitiu uma certidão tentando acertar as coisas. “… em contato via WhatsApp com a promotora Silvana Nobre de Lima Cabral, os autos foram distribuídos de forma automática para a 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, contudo, o mesmo foi direcionado ao Plantão Cível”. E prossegue: “Razão pela qual remeto os referidos autos para a fila da secretaria plantonista”.

Antonio Itamar não aceitou. “… o contato por mensagem do órgão ministerial com a chefa do setor de distribuição não pode ser considerado o meio processual adequado para a distribuição originalmente realizada. Mesmo que tenha sido realizada erroneamente por ocasião do ajuizamento da ação”, escreveu.

O plantonista ressalta que a redistribuição ocorreu após o horário do plantão judicial, às 18h26, o que também impediu a ação dele. “… determino o retorno dos autos ao Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, uma vez que o expediente normal já se aproxima e não haverá prejuízo quanto à eficácia da medida”.

 

Boatos e filas

Boatos de que a decisão sobre lockdown em Manaus teria sido tomada, ocuparam as redes sociais e provocaram um início de corrida a supermercados. Filas foram formadas, em busca de abastecimento prévio.

O governo do Estado e a Prefeitura de Manaus não fizeram qualquer manifestação sobre o pedido. São os dois entes federativos que ficariam encarregados do cumprimento da medida.

CLIQUE AQUI PARA LER A REDISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *