27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Justiça determina que hospital particular mantenha pacientes com Covid-19 na UTI

Publicado em 19 de abril, 2020

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) obteve duas decisões liminares da Justiça do Amazonas neste sábado (18/4), que determinam que um hospital particular de Manaus mantenha a internação em UTI para dois pacientes com Covid-19 em estado grave, que não conseguiram se internar em hospitais públicos. As duas decisões são assinadas pelo juiz plantonista Francisco Carlos G. de Queiroz. O descumprimento das decisões implica multa de R$ 10 mil por dia.

Um dos pacientes procurou o hospital no dia 13 de abril, onde foi submetido a exames e recebeu o diagnóstico de suspeita de Covid-19. Seu quadro se agravou e, desde o dia 15, encontra-se internado e entubado na UTI, em razão da extrema gravidade de seu quadro clínico, a fim de evitar seu óbito. As despesas já somam R$ 30 mil.

Sem condições de custear as despesas e sem encontrar vagas em hospitais públicos, familiares recorreram à Defensoria que, por meio do defensor público plantonista, Christiano Pinheiro, ingressou com pedido de tutela de urgência antecipada e obteve decisão para manter o paciente internado.

O outro paciente procurou o hospital no dia 16 de abril, quando passou por exames de tomografia e foi indicada a ele a hipótese de Covid-19. O paciente, então, recebeu indicação para internação hospitalar, permanecendo no setor de enfermaria desde então, sendo informado pela equipe médica que seu caso é grave. Desde o dia 18, o paciente está internado em UTI.

Por não ser beneficiário de plano de saúde e não ter condições de custear uma internação prolongada, a família do paciente solicitou a transferência para uma unidade da rede pública, no entanto, não obteve êxito.

A família, então, procurou a Defensoria, que ingressou com uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência Antecipada. A ação é assinada pela defensor público Arlindo Gonçalves, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde.

As duas ações pedem que o Estado seja obrigado a custear as despesas. Nos dois casos, o magistrado obriga, liminarmente, a manutenção da internação no hospital particular, mas diz que o pedido para que as despesas sejam custeadas pelo governo será julgado “pelo juiz natural”.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.