27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em rede social, Mandetta diz que foi demitido por Bolsonaro do Ministério da Saúde

Publicado em 16 de abril, 2020

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O médico Luiz Henrique Mandetta anunciou, nesta quinta-feira (16/4), em uma rede social, que foi demitido pelo presidente da República Jair Bolsonaro do Ministério da Saúde (MS). Ele sai do cargo após divergências com o presidente em relação a situações envolvendo a pandemia do novo coronavírus.

Mandetta vinha defendendo o isolamento social, enquanto Bolsonaro tem feito aparições nas ruas e defendido o chamado ‘isolamento vertical’, que isola somente pessoas do grupo de risco. O presidente alega que o isolamento total tem prejudicado a economia.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta, há pouco, no Twitter.

O agora ex-ministro também agradeceu à equipe do Ministério da Saúde que esteve com ele desejou “êxito” ao seu sucessor no cargo. “Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, concluiu.

Divergências

As notícias sobre a possibilidade de ele deixar a pasta já vinham há duas semanas. Mandetta e Bolsonaro vinham divergindo sobre os caminhos para o combate à pandemia do novo coronavírus.

O então ministro se alinhava às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela adoção de um isolamento social mais forte, enquanto o presidente vinha defendendo a abertura do comércio como forma de evitar impactos na economia.

Ontem (15/4), em tom de despedida, o médico reafirmou que o único caminho que tinha a apresentar ao presidente é o da ciência.

Na ocasião, ele chegou a fazer um balanço sucinto da sua gestão no Ministério da Saúde.

Carreira

Luiz Henrique Mandetta, que é ortopedista, estava no governo Bolsonaro desde o início da gestão, em janeiro de 2019. Já foi secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul e deputado federal pelo DEM.

Substituto

Conforme informações da Agência Brasil, o Palácio do Planalto anuncia ainda nesta quinta-feira o substituto de Mandetta. A imprensa nacional tem divulgado que o médico Nelson Teich é o mais cotado para assumir o cargo. O oncologista se reuniu com Bolsonaro, nesta quinta, no Palácio do Planalto.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.