Sobe para 140 número de infectados no AM: 9 no interior e 10 em estado grave

Dados foram atualizados em coletiva on-line neste domingo. Foto: Reprodução/Secom

O número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus no Amazonas subiu de 111 para 140. Agora, o interior do estado tem nove casos confirmados. Até o momento, o Amazonas registra uma morte. Dez pacientes estão em estado grave. Os dados foram atualizados neste domingo (29), durante coletiva on-line do Governo do Amazonas.

Além dos 140 confirmados, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) investiga outros 160 casos suspeitos.

Dos casos confirmados, 21 estão internados: 16 em unidades privadas e 5 no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. Desses casos de internação, dez pacientes estão em estado grave.

Os casos graves são tratados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Neste domingo, o Amazonas tem quatro pessoas em estado grave no Delphina Aziz e seis em hospitais da rede privada. No caso do coronavírus, pacientes em estado grave sentem falta de ar e precisam de respiradores para sobreviver.

Neste domingo, a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, afirmou que a recuperação de pacientes graves infectados pelo coronavírus é mais lenta e demorada que a recuperação de pessoas acometidas por uma pneumonia comum. A recuperação dos casos graves da Covid-19 pode durar duas semanas ou mais.

A maioria dos infectados no Amazonas, 117 casos, está em isolamento domiciliar.

Interior

De sábado para este domingo, duas cidades amazonenses entraram para a lista com pacientes contaminados. Os casos do interior foram registrados em Parintins (2), Manacapuru (2), Itacoatiara (2), Santo Antônio do Içá (1), Boca do Acre (1) e Anori (1).

Manaus

A capital concentra a maior parte dos infectados. São 131 doentes na cidade. A maioria desses casos está em isolamento domiciliar.

Todos os casos graves são tratados em Manaus. A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto reiterou, neste domingo, que as pessoas que vão para a UTI estão em estado grave.

Secretário de Saúde

O secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, que estava afastado das coletivas on-line, retornou às atividades neste domingo. Como apresentou sintomas de síndrome gripal, ele esteve em isolamento domiciliar. Chegou a fazer teste para coronavírus. O resultado descartou a contaminação.

Intérpretes

A partir deste domingo, as coletivas on-line do Governo do Amazonas passaram a contar com a tradução de profissionais da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), o que deve permitir que pessoas com deficiência auditiva acompanhem as lives.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *