Prefeitura acata MP e Parintins oficializa toque de recolher entre 20h e 6h

O prefeito Bi Garcia, anunciou o toque de recolher e outras medidas durante pronunciamento em transmissão feita pela página oficial da Prefeitura de Parintins. Foto: Daniel Sicsú/Prefeitura de Parintins

A Prefeitura de Parintins decretou, nesta quarta-feira (25), toque de recolher no município pelo período de 14 dias. Conforme decreto, fica instituído, a partir desta quarta, o toque de recolher das 20h às 6h, no perímetro urbano. O poder executivo emitiu o documento após recomendação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

O decreto nº 019/2020-PGMP também proibe a circulação e permanência de pessoas em praças públicas, ruas e logradouros durante a vigência do toque de recolher. A ação visa coibir aglomerações e a proliferação do coronavírus no município.

O descumprimento da determinação acarretará em multa de R$ 300 na primeira notificação e de R$ 600 em caso de reincidência. Nesse período também será feita a apreensão de veículos de quem descumprir a ordem, além da condução forçada por forças policiais.

“A Polícia Militar fará todo esse acompanhamento e fiscalização. Esse toque de recolher se dá justamente para que a gente combata cada vez mais a proliferação do coronavírus. Esse vírus já está em Parintins. Nós sabemos e a população precisa estar atenta do falecimento de um cidadão que contraiu o vírus fora do nosso município, mas que passou por aqui. Portanto, nós temos que, realmente, ficar em casa, cumprir a quarentena”, alertou o prefeito Bi Garcia, durante pronunciamento em transmissão feita pela página oficial da Prefeitura de Parintins.

Atividades essenciais

O toque de recolher não se aplica a pessoas que desempenham atividades essenciais, como profissionais da saúde, funcionários de farmácias, funcionários públicos federais, estaduais e municipais que estejam em serviços essenciais, funcionários de estabelecimentos de abastecimento alimentar (supermercados, padarias e estabelecimentos que atendam por meio de delivery).

Também não se aplica a pessoas que comprovarem a necessidade de se ausentar das residências por questões emergenciais para atendimento médico ou aquisição de medicamentos.

Ações

Durante o pronunciamento, Bi Garcia também anunciou que a Prefeitura está alinhando uma série de ações para fortalecer a prevenção do coronavírus. Uma delas é a contratação de 177 técnicos de saúde para auxiliar na orientação e prevenção do vírus nas ruas, além de auxiliarem no funcionamento de hospitais.

O prefeito também garantiu a aquisição, com recursos próprios do município, de 1 mil testes rápidos para a detecção do vírus.

Outra ação anunciada é a doação de mantimentos para famílias de baixa renda. São cerca de 3 mil cestas básicas e kits de limpeza doados numa ação coordenada pela Secretaria de Assistência Social do Município.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.