UEA cria protótipos de máscara e avental para profissionais de saúde, anuncia reitor

UEA cria protótipos de máscara e avental

UEA cria protótipos de máscara e avental para combater o Coronavírus, conforme anúncio do reitor Cleinaldo (de máscara), na equipe com a estudante de Medicina Tania Ramchandani (foto), professor doutor Aristides (atrás) e aluno de Engenharia Elétrica Ariel (esquerda do reitor)

O reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, anunciou dois inventos de voluntários da instituição. Trata-se de protótipos de protetor de face e avental capote impermeável descartável. Os dois Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serão produzidos em parcerias com empresas. Eles vão proteger os profissionais de saúde, na linha de frente do combate ao Coronavírus.

Médica de 24 anos, filha do médico e ex-presidente da Câmara Municipal, Isaac Tayah, pode ter contraído o vírus durante o trabalho.

“Professores da Escola de Tecnologia e da Escola de Saúde da UEA produziram um protetor de face. Em condições de ser produzido localmente, em escala, em impressão 3D manufatura aditiva. É para proteger nossos profissionais de Saúde na linha de frente de combate à pandemia Covid-19”, escreveu Cleinaldo.

O reitor destacou o incentivo do Governo do Estado e o grupo que trabalhou no projeto da máscara: professor dr. Aristides Rivera Torres, a interna de Medicina, 5º ano, Tania Ramchandani, além do aluno de Engenharia Elétrica Ariel Amzalak Eremita. “Todos são voluntários de primeira hora”, afirmou.

Para o projeto do avental capote impermeável descartável, Cleinaldo destaca parceria com produtor local. “Ele fará a manufatura em escala, para atendimento de linha de frente no combate à pandemia Covid-19”, acrescenta.

UEA finaliza em dois dias o protótipo de avental capote impermeável descartável em parceria com produtor local, para manufatura em escala, para atendimento de linha de frente no combate à pandemia Covid-19.

A professor doutora Kátia Couceiro e equipe da ESA e EST da UEA são destacados, nesse projeto, por Cleinaldo.

 

Parcerias

O reitor da UEA informa que tem feito contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). “Uma empresa do PIM vai colocar em produção, para ontem”, destaca.

“Finalizamos, com outra empresa local, a confecção de avental capote cirúrgico impermeável descartável. Também será motivo de reunião com Susam (Secretaria Estadual de Saúde) e Sedecti amanhã (24/03), para definir recursos para começar a produção localmente”, disse.

 

Telessaúde

Cleinaldo Costa, que é médico, destacou outra importante iniciativa da UEA. “A Telessaúde UEA está sendo reforçada e preparando material instrucional. Fará oferta de segunda opinião especializada às equipes de Saúde da Família em todos os Municípios do Amazonas”. É mais um reforço no combate ao Coronavírus.

“O voluntariado de alunos e professores da UEA está bombando, para engajamento na luta liderada pelo Governo do Estado contra a pandemia Covid-19. Equipes de pesquisadores da Saúde e da Engenharia trabalhando juntos, na busca rápida de soluções para a assistência em Saúde”, elogia.

O retiro lembra que esses são “exemplos de para que serve ter uma universidade pública produzindo Ciência e conhecimento todo dia, a serviço da nossa população”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *