Wilson Lima testa negativo para Coronavírus. FVS confirma 3° caso no AM

Wilson Lima participou, nesta quinta-feira, de coletiva on-line. Foto: Tacio Melo/Secom

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informou nesta quinta-feira (19) que o governador Wilson Lima não está com Coronavírus. Ele foi submetido ao teste depois que o presidente do Senado David Alcolumbre, testou positivo para a Covid-19. Alcolumbre esteve em Manaus há uma semana, onde cumpriu agenda com Wilson Lima e outras autoridades do Amazonas. A FVS também atualizou os dados referentes aos contaminados pela doença no Estado, confirmando o terceiro caso do Novo Coronavírus no Amazonas.

O próprio Wilson Lima anunciou que não foi contaminado. Neste momento, ele participa de entrevista coletiva on-line diária da FVS e da Secretaria de Saúde (Susam), ao lado do secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, e da diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto.

O governador coletou material para o exame na noite de quarta-feira (18), por recomendação da vigilância epidemiológica do Amazonas. “Por recomendação da FVS eu fiz o exame para o coronavírus. Recebi o resultado da doutora Rosemary (Pinto, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde) e deu negativo. Da mesma forma que deu negativo o teste daquelas pessoas que estavam próximas ao Davi Alcolumbre quando ele esteve aqui na semana passada (na última quinta-feira, 12 de março), cumprindo uma agenda numa empresa no Distrito Industrial e também na sede do Governo”, disse Wilson Lima.

Rosemary explicou que o governador não foi infectado por causa do ciclo do vírus. “Segundo informações, o contato com o senador Alcolumbre teve com um paciente positivo que transmitiu o vírus para ele foi na noite anterior à vinda dele para o Amazonas. O vírus precisa de, pelo menos, 48 horas para começar a circulação no sangue e, a partir daí se tornar transmissível. Então, o contato que os senhores tiveram foi o contato anterior a esse período”, disse, ao responder uma pergunta do governador.

De acordo com a diretora-presidente da FVS, desde o dia 29 de fevereiro, o Amazonas tem 52 casos notificados da doença. Desses, 42 foram descartados e 7 ainda estão em análise no Lacen. Houve a confirmação do terceiro caso da doença no Amazonas. “Trata-se de uma pessoa proveniente do Peru. Portanto, os três casos confirmados no Estado são um proveniente da Inglaterra, um proveniente da Espanha e agora esse proveniente do Peru”, disse Rosemary.

Decreto

Durante a live desta quinta, o governador Wilson Lima adiantou que publicou um novo decreto em que suspende as aulas das escolas estaduais em todo o Amazonas. O documento suspende, ainda, o fechamento de academias e de centros de atividades de ginástica. As medidas devem ser seguidas por 15 dias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *