
Além das aulas, a Ufam suspendeu colações, pesquisas com humanos e orientações presenciais, e adotou outras medidas. Foto: Arquivo
Além de suspender as aulas, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou, nesta terça-feira (17), que adotou outros procedimentos para evitar a disseminação do novo coronavírus no Estado. As atividades acadêmicas estão suspensas desde segunda-feira (16), e devem continuar assim até o dia 30 deste mês. Documentos das pró-reitorias detalham mais medidas adotadas, nesse período, entre elas, está a suspensão de colações, de pesquisas com humanos, exceto sobre a Covid-19, e de orientações presenciais na pós-graduação.
A Ufam também orienta que os servidores realizem trabalho remoto. Serviços essenciais de vigilância, limpeza e conservação, energia e água não deverão ser paralisados.
Os três documentos informam que as medidas podem sofrer alterações a qualquer momento a depender da situação identificada no Amazonas e o direcionamento dado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam.
Graduação
Quando à graduação, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) orientou que todos os setores trabalhem remotamente, “utilizando os sistemas necessários para a execução das tarefas de cada um”. As demandas devem ser encaminhadas via e-mail para o endereço eletrônico: [email protected].
De acordo com a Ufam, as atividades do Calendário Acadêmico sofrerão os ajustes necessários após a suspensão. A exceção ocorre nos casos de defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), já programadas, que podem ser feitas virtualmente, desde que autorizadas pela coordenação de curso juntamente com a direção da unidade acadêmica.
As colações de grau estão suspensas até nova orientação, segundo a universidade.
A matrícula dos aprovados no Processo Seletivo Especial para o curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, prevista para esta terça (17), será adiada.
A Proeg emitiu o Ofício Circular N 007/2020 com orientações.
Pesquisa e Pós-graduação
O documento emitido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) informa que as aulas presenciais estão suspensas. As orientações de pesquisas devem ser feitas remotamente.
“A organização da oferta de disciplinas presenciais em cada programa deverá ser feita com a adaptação possível, no retorno das atividades regulares”, informou a Ufam.
O documento informa, ainda, que as atividades de pesquisa que necessitam de acompanhamento contínuo devem ser executadas por servidores e/ou alunos que não estejam entre os grupos de maior vulnerabilidade, de forma seletiva e escalonada, com o mínimo possível de pessoas envolvidas.
As atividades de pesquisa que envolverem seres humanos devem ser suspensas, com exceção das que estejam trabalhando diretamente com coronavírus.
A Ufam disse, ainda, que os estudantes devem manter seus orientadores e supervisores atualizados sobre suas condições de saúde e trabalho.
Eventos e viagens nacionais e internacionais devem ser adiadas.
Os exames de qualificação e as defesas de dissertação e teses também devem ser adiadas.
Leia o ofício com essas e outras orientações.
Extensão
A Pró-reitoria de Extensão (Proext) também emitiu ofício circular para divulgar a situação de suas atividades durante o período de suspensão. Conforme o ofício, ficam suspensas as atividades de certificação até a regularização das atividades presenciais.
O pagamento de bolsas de estudantes será mantido. Portanto, os prazos de entrega de frequências permanecem inalterados.
“O prazo para ajustes de pendências referente aos Editais de Projetos de Extensão para 2020 foi prorrogado até o dia 7 de abril de 2020. Todas as resoluções de pendências deverão ser feitas via e-mail, SEI, eCampus e pelo SIGProj”, afirma a Ufam.
O atendimento ao público externo será feito por meio do e-mails e celulares institucionais disponíveis no documento completo. Leia aqui.
Gestão de Pessoas
No Ofício Circular N 002/2020, a Pró-reitoria de Extensão e de Gestão de Pessoas (Progesp), suspende o atendimento ao público em todos os ambientes administrativos das unidades acadêmicas e administrativas da Ufam.
A pró-reitoria também orientou que seja adotado trabalho remoto para todas as áreas administrativas e de gestão dos setores da universidade, “utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para toda tramitação processual e demais sistemas para a realização de tarefas e serviços”.
De acordo com o ofício, os serviços essenciais de vigilância, limpeza e conservação, energia e água não deverão ser paralisados.
“Os editais de assistência estudantil ficam mantidos, assim como a publicação do novo edital de afastamento stricto sensu e a condução do Edital de Oportunidades N. 004/2020, podendo este sofrer alteração em seu cronograma”, disse a pró-reitoria.
A universidade afirmou que servidores com 60 anos ou mais e aqueles com doenças crônicas devem evitar deslocamentos aos campi da Ufam e o contato social direto, considerando que estão na faixa de risco da doença.
Deixe um comentário