
Museu Amazônico recebe exposição sobre povo Baré até junho. Foto: Divulgação
O Museu Amazônico está recebendo a exposição ‘Makú Tá Muraki: a arte Baré fazendo intercâmbio com o presente’. A mostra recebe visitas até o dia 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
A narrativa da mostra conta a história do povo Baré, a constituição da comunidade Parque das Tribos no bairro do Tarumã, em Manaus, e as manifestações culturais repassadas na escola Wakenai Anumarehit.
Segundo informações do Museu, o povo Baré é proveniente da região do Alto Rio Negro, e os barés passaram a migrar para os centros urbanos no decorrer dos séculos XIX e XX, influenciado principalmente pelo contato dos não-índios.
A história do povo é marcada pela violência e exploração no trabalho extrativista, mas também repleta de luta e resistência.
De acordo com o museu, junto com outras etnias indígenas, os barés participaram da criação do Parque das Tribos, em 2014. “Localizado no bairro do Tarumã, em Manaus, o Parque das Tribos tem como missão a proteção, a promoção e a recuperação de identidades, memória material e imaterial de indígenas e de seus descendentes, a partir de uma gestão de autonomia social indígena”, afirma o Museu Amazônico.
O Museu Amazônico está localizado na Rua Ramos Ferreira, número 1036, Centro de Manaus.
Deixe um comentário