
Sema promoveu reunião para planejar ações de combate a queimadas no Amazonas. Foto: Dayse Campista/Sema
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que reuniu com órgãos ambientais do Amazonas para alinhar as estratégias de prevenção e combate às queimadas para o ano de 2020 no estado. O encontro foi realizado na sede do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na última quinta-feira (23), e a informação foi divulgada nesta segunda-feira (27).
De acordo com a secretaria, a reunião do comitê de queimada com os órgãos de comando e controle é realizada durante todo o ano como parte das ações práticas de combate aos incêndios florestais e queimadas no Amazonas. No encontro, foram apresentados os balanços das ações de 2019 de combate às queimadas, com apoio de instituições parceiras, e o planejamento das reuniões e estratégias a serem adotadas para este ano.
O encontro é o primeiro do Grupo de Trabalho (GT) de combate às queimadas, conforme explicou a secretária executiva-adjunta da Sema, Christina Fischer. “É importante estabelecermos um plano de ação para prevenir as queimadas e incêndios florestais na nossa região. Essa é uma etapa inicial para não chegarmos a situações críticas, principalmente no período de estiagem”, destacou.
Estiveram presentes na reunião representantes da Sema, Ipaam, Defesa Civil, Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Veja mais notícias em Geral