Águas de Manaus vence prêmio nacional promovido pela ONU

Um programa desenvolvido pela Águas de Manaus na capital amazonense foi premiado na noite de quarta-feira (11) pelo Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma da ONU, voltada para empresas alinharem suas estratégias à sustentabilidade.

O projeto “De marginalizados a protagonistas: dignidade e inovação para as regiões de palafitas e ocupações irregulares em Estados do Norte e Nordeste do Brasil” fez o grupo Aegea (que comanda a concessão de Manaus) vencer o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento 2019.

A Aegea apresentou estratégias de acesso à dignidade, saúde e qualidade de vida através do saneamento, desenvolvidas por suas duas principais concessões: Águas de Manaus e Águas de Teresina. O gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, representou a concessionária na cerimônia realizada no Unibes Cultural, em São Paulo.

Vem com a Gente

Atuando há um ano e meio na cidade, a Águas de Manaus vem encarando o desafio de levar água tratada a todas as parcelas da população. Em agosto de 2018, a empresa iniciou os processos de implantação e regularização de redes de abastecimento em áreas de becos, ocupações e palafitas, através do programa itinerante ‘Vem com a Gente’, que já percorreu 24 bairros da cidade. Cerca de 20 quilômetros de redes de abastecimento nesse tipo de região já foram implantados pelas equipes do programa.

Ao chegar no bairro, as equipes do Vem com a Gente percorrem todas as ruas e fazem o mapeamento das áreas que necessitam de extensões de rede. Durante este primeiro ano de trabalho, foram encontrados locais que jamais contaram com abastecimento regular de água tratada e que passaram décadas sendo abastecidos por ligações irregulares, deterioradas e com vazamentos.

Dignidade

Um destes locais é o beco Nonato, no bairro Cachoeirinha, localizado na zona Sul de Manaus. Neste caso, vale ainda destacar que dada as especificidades das áreas alagadas onde estão as palafitas, tais encanamentos encontravam-se submersos em áreas enlameadas e poluídas, fazendo com que essas famílias tivessem acesso a uma água de péssima qualidade, que pode causar uma série de doenças. No Beco Nonato, a Águas de Manaus desenvolveu uma solução inédita, chamada de “redes áreas”, onde os encanamentos não estão enterrados.

Foto: Adan Garantizado/Águas de Manaus

Tanto as novas redes de abastecimento quanto os hidrômetros foram implantados em nível elevado, longe do contato com o igarapé. Essa solução simples transformou a realidade do local. Durante o processo de substituição dos chamados “gatos d’água” por conexões regulares, a concessionária realizou também o cadastramento das famílias no programa de Tarifa Social, que subsidia em 50% as contas de água e também ofereceu a possibilidade de renegociar eventuais dívidas, com modalidades de pagamento adequadas à suas condições financeiras.

Ações semelhantes ao do beco Nonato aconteceram em outras áreas da cidade, como o beco do rip-rap (Compensa), beco Independência (Raiz), rip-rap da Lagoa Parque São Pedro (Tarumã), e nas palafitas do bairro do Céu, no Centro de Manaus.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, a premiação reforça a nova forma de relacionamento da concessionária com a cidade. “Desde que passamos a atuar em Manaus, procuramos adotar uma postura mais próxima da população. A grande maioria das pessoas que está em situação irregular quer resolver a situação. O Vem com a Gente vai de porta em porta nos bairros, comunidades, becos e ouve as demandas de quem mora ali. Assim, podemos trabalhar de maneira mais precisa, para resolver as demandas e melhorar a qualidade de vida nestes locais. Queremos garantir que todas estas pessoas tenham acesso a água de qualidade na torneira, a benefícios como a tarifa social e levar dignidade até elas”, destacou.

Concorrência nacional

O prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento 2019 é uma iniciativa das Nações Unidas (ONU), através do Pacto Global e busca qualificar o debate sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água e Saneamento – e mostrar as oportunidades de negócio para o setor privado brasileiro.

A Aegea foi uma das 12 premiadas do evento, vencendo a categoria Água, Saneamento e Higiene (WASH) e Direitos Humanos.  O evento, em São Paulo, reuniu especialistas em gestão hídrica eficiente, representantes de empresas, governo, organizações não-governamentais e instituições ligadas ao setor da água, saneamento básico e higiene no país.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *