01/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Defensoria inaugura nova sede para acompanhar crescimento acelerado de atendimentos

Publicado em 01 de novembro, 2019

Defensoria inaugura nova sede para acompanhar crescimento acelerado de atendimentos

Defensoria inaugura nova sede para acompanhar crescimento acelerado de atendimentos. Fotos: Divulgação

“Este prédio é para o povo do Amazonas”. Com esta declaração, o defensor público geral do Estado, Rafael Barbosa, inaugurou nesta sexta-feira (1/11), a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), instalada na avenida André Araújo, 679, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

Situado em um ponto de fácil acesso, por onde passam 20 linhas de ônibus, o local concentrará a sede administrativa e unidades de atendimento, para acompanhar o crescimento acelerado de atendimentos com uma moderna e ampla estrutura.  O edifício foi batizado de Defensor Público Afonso Lins, em homenagem ao defensor público já falecido que ocupou por duas vezes o cargo de defensor público geral do Estado.

Defensoria inaugura

Em seu discurso, o defensor geral destacou a missão da Defensoria de servir ao povo, falou sobre o momento simbólico para a instituição e da homenagem ao defensor público Afonso Lins, além de agradecer a todos os servidores envolvidos no trabalho de preparação da nova sede para receber a população a partir da próxima segunda-feira (04/11).

“Quero agradecer a todos os servidores que trabalharam com empenho para que este prédio fosse inaugurado hoje. Esse prédio é para o povo do Amazonas”, afirmou Rafael Barbosa.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-governador do Estado, Carlos Almeida Filho, de autoridades dos três poderes e do ex-governador Amazonino Mendes, que foi quem assinou o ato de criação da Defensoria Pública do Amazonas, em 30 de março de 1990.

Atendimento

O vice-governador e defensor público Carlos Almeida Filho destacou como simbólica a inauguração de um prédio cuja estrutura busca melhorar o atendimento ao público. “A Defensoria existe para prestar atendimento jurídico, e a entrega desse serviço deve ser melhor, o que justifica a inauguração desse prédio. A Defensoria é um dos caminhos para a equalização social”, afirmou Carlos Almeida.

A secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), defensora pública Caroline Braz, também disse ser um dia especial para a sociedade amazonense, pelo que representa a melhoria do atendimento da Defensoria para a população.

Representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o desembargador Ari Moutinho homenageou a esposa, subprocuradora geral do Município, Maria de Lourdes Lôbo da Costa, que foi defensora geral e estava representando o prefeito de Manaus, Arthur Neto.

O desembargador também ressaltou o atendimento à população prestado pelos defensores. “Neste prédio, estarão brilhantes defensores públicos diariamente a atender a população, a ouvir o clamor dos mais necessitados”, disse o magistrado.

Homenagem

Afonso Lins Júnior, filho do homenageado, afirmou que o gesto da administração da Defensoria ficará marcado, de forma indelével, não em moldura, mas na memória do coração daqueles que lutam pela Justiça e trabalham em defesa da população menos favorecida economicamente.

Amazonino Mendes fez questão de prestigiar a inauguração do prédio que leva o nome do defensor público Afonso Lins, nomeado por ele para ser o primeiro defensor público geral do Estado. “Vim me juntar a tantos que querem homenagear o saudoso amigo e brilhante homem público Afonso Lins”, explicou.

Nomeações

Na solenidade, o defensor público geral nomeou mais quatro defensores públicos aprovados no concurso: Enale de Castro Coutinho, Jessica Cristina Melo de Matos, Rodrigo Santos Valle e Marília Oliveira Martins.

Com uma área interna de 11.744,87 metros quadrados, a nova sede da DPE-AM tem acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) e idosos e centraliza serviços da Defensoria, com melhor qualidade do atendimento. O edifício abrigará a sede administrativa e as unidades descentralizadas até então localizadas nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) Alvorada e Compensa, o Núcleo Forense Cível (que hoje funciona na rua São Luiz), Núcleo da Casa da Cidadania e Núcleo da rua 24 de Maio (atendimento inicial de Família).

Prédio

A localização do edifício, bem próximo ao Fórum Henoch Reis e ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), também vai proporcionar economia de tempo e combustível e reduzirá custos com deslocamentos de veículos e papel.

O investimento no espaço amplo e moderno tem como principal fator o aumento acelerado do número de atendimentos, gerado pela crescente demanda da população. Em 2018, a Defensoria alcançou crescimento de 77,6% nos atendimentos em relação a 2017. De 2016 a outubro de 2019, a DPE-AM contabilizou 1,5 milhão de pessoas atendidas.

A partir de segunda-feira (04/11), o térreo será destinado ao atendimento inicial na área de Família, antes feito nos PACs do Alvorada e da Compensa. O atendimento segue sendo agendado pelo Disk 129, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Como chegar à nova sede da Defensoria Pública:

• LINHAS DE ÔNIBUS

Endereço: Avenida André Araújo, 679, Aleixo. O local é atendido por 20 linhas de ônibus

Bairro/Centro: 17 linhas

Parada do lado do prédio/em frente ao “Vicentão”

002 / 016 /125 /215/ 439 /447/ 458/ 461/ 515/ 517/ 541/ 600/ 605/ 606/ 623/ 651/ 676

Centro/Bairro: 18 linhas

Parada em frente à Vila Militar

001/ 014/ 125/ 215/ 439/ 447/ 458/ 461/ 515/ 517/ 541/ 600/ 605/ 606/ 623/ 651/ 670/ 676

Obs.: As linhas 002 e 016 passam apenas no sentido Bairro/Centro. As linhas 001, 014 e 670 passam apenas no sentido Centro/Bairro. As demais linhas passam nos dois sentidos.

• LINHAS DISTRIBUÍDAS POR TERMINAL

Terminal da Praça da Matriz (Centro/Porto Manaus):

125 – 439 – 447 – 461 – 517 – 541 – 600 – 605 – 606 – 623 – 676

No Terminal 1 (Constantino Nery):

002 – 125 – 541 – 600 – 606 – 623

No Terminal 2 (Cachoeirinha):

001 – 458 – 461 – 515 – 517 – 605 – 651

No Terminal 3 (Cidade Nova):

014 – 016 – 458

No Terminal 4 (Jorge Teixeira):

014 – 016 – 600 – 651

No Terminal 5 (São José):

600 – 651

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.