31/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus terá nova ação para intensificar vacinação contra o sarampo

Publicado em 26 de setembro, 2019

Sarampo

Foto: Alex Pazuello/Semcom

A Semana de Intensificação Vacinal, realizada pela Prefeitura de Manaus na última semana de cada mês, conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, vai acontecer simultaneamente à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, no período de 7 a 25 de outubro.

“Decidimos unir as duas ações para garantir a efetividade na cobertura vacinal da população. Então, ao mesmo tempo em que vamos vacinar contra o sarampo também haverá também a atualização das cadernetas de vacina da população”, destaca o prefeito Arthur.

A Campanha Nacional contra o Sarampo terá como foco crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e a meta é atingir uma cobertura mínima de 95% do público-alvo. O dia “D” de mobilização está marcado para o dia 19 de outubro.

“A intenção da prefeitura é aproveitar a mobilização nacional para fortalecer o trabalho de atualização vacinal de crianças que estão com esquema vacinal em atraso. Além disso, mesmo com o surto de sarampo tendo sido controlado em Manaus, o vírus da doença continua circulando, com registro de casos em 17 Estados brasileiros. É muito importante que pais ou responsáveis fiquem atentos para levar as crianças até um posto de vacina”, alerta a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Isabel Hernandes.

Ainda segundo Isabel, não é tecnicamente viável realizar a intensificação vacinal na última semana de setembro, como previsto, porque é necessário um intervalo mínimo de 30 dias entre doses de determinadas vacinas.

Salas de vacina

O município de Manaus conta com 183 salas de vacina para a imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos, e que ofertam o serviço durante o ano todo.

Dez Unidades de Saúde da rede municipal funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira até 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista das salas de vacina pode ser acessada no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.