02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Novo sistema auxilia no monitoramento de queimadas da Amazônia

Publicado em 12 de setembro, 2019

sistema

Foto: Arquivo/PGR

O novo sistema Aptus Queimadas, patrocinado pela procuradoria-geral da República (PGR) em caráter emergencial, deve aprimorar a atuação do Ministério Público Federal (MPF) na esfera ambiental com base em evidências. A ferramenta, que está em fase de teste, indexa informações do banco de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com painéis específicos para a Amazônia e outros biomas.

Nesta versão inicial, o sistema trabalhou com 21.320 registros de focos de queimadas no país, fornecidos pelo Inpe para viabilizar a prova de conceito do sistema. O protótipo, que já está em análise pela equipe técnica do Inpe, foi montado em três horas pelos especialistas em indexação Paulo André da Silva Matos e José Ricardo Santos de Melo, da equipe do Projeto Aptus.

Com o sistema, é possível ter visão específica de cada foco de queimada e panorama agregado, inclusive com quantitativos desses eventos. O Aptus Queimadas foi configurado para fazer buscas por tipo de bioma, latitude e longitude, município, unidade federativa, risco de fogo, dias sem chuva, precipitação, dados constantes da base fornecida.

De acordo com o responsável pela concepção do sistema, o procurador regional da República Marcos Antônio da Silva Costa, com o poder de indexação do Aptus, a base inicial poderá ser expandida para contemplar milhões de dados. “Essa expansão será objeto de entendimentos com o Inpe e outras entidades com dados relevantes sobre a matéria ambiental, seguindo-se um padrão de cooperação, sinergia e transferência de tecnologia adotada pelo Projeto Aptus”, explica Costa.

Para o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da PGR, Mauro Sobrinho, o novo módulo do Aptus é mais uma melhoria implementada pensando nas necessidades do Ministério Público na atuação ambiental. “A ideia é que possamos encontrar facilmente informações institucionais relevantes para o combate aos crimes contra o meio ambiente”, ressaltou Sobrinho.

Depois dessa fase conceitual, a evolução da ferramenta será conduzida em articulação com a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Público do MPF (4CCR), a Força-Tarefa Amazônia, outras FTs, os ofícios ambientais e a Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea), inclusive na perspectiva pericial, tudo com o objetivo de potencializar a apuração da responsabilidade por queimadas e outras infrações ambientais, contribuindo com apurações em andamento no MPF relacionadas à proteção do meio ambiente.

Aptus

Criado há cerca de dez anos pelo MPF para realizar pesquisas textuais de forma centralizada, o Aptus, apelidado de Google do MPF, conta hoje com mais de 70 milhões de documentos indexados. O buscador é um projeto patrocinado pelo gabinete da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com gestão superior da Secretaria-Geral, gestão temática da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic). Foi criado pelo Centro de Excelência em Desenvolvimento da Stic, localizado na Procuradoria da República em Pernambuco.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.