Furtos a residência caem 15% em Manaus, diz SSP-AM

Furtos a residência caem 15% em Manaus, diz SSP-AM

Furtos a residência caem 15% em Manaus, diz SSP-AM. Foto: Divulgação

Os furtos a residência caíram 15% em Manaus, no primeiro semestre, conforme indicadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Mais polícia nas ruas e a prisão de criminosos especializados nesse tipo de crime são apontados como fatores responsáveis pelo desempenho. Além do trabalho policial, o cidadão pode se prevenir adotando medidas de segurança particular.

De janeiro a julho, foram notificados 4.307 casos de furtos a residência, uma redução de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.072 casos.

Furtos a residências

Mesmo quem mora em condomínio deve adotar uma conduta preventiva. No dia 17 de julho, a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil, prendeu uma mulher de 36 anos conhecida por furtos em condomínios. A suspeita, que agia com três comparsas, furtou mais de R$ 500 mil de diversas vítimas.

Roubos e furtos

De acordo com o delegado Guilherme Torres, titular da DERFD, a mulher parava na guarita dos condomínios, dizia o número de um apartamento, pedia para esperar dentro do prédio e, então, entrava sem autorização.

Para burlar a segurança, ela passava horas observando os condomínios, e quando entrava no prédio, deslocava-se aos apartamentos com garagens vazias. Ela responde a sete processos na Justiça por furto qualificado.

Objetos

Entre os objetos roubados, bolsas de marca, perfumes, joias e dinheiro. “Isso era o que ela fazia todos os dias, com a ajuda de mais três comparsas e utilizando uma chave micha, entrava nos apartamentos e cometia os furtos”, comentou.

Além de manter sempre em mãos os telefones de acionamento emergencial da Polícia Militar, o cidadão pode instalar equipamentos que ajudam a aumentar a segurança e até a localização dos pertences pessoais, o que facilita o trabalho da polícia em casos de recaptura.

A PM faz o atendimento emergencial pelo 190, que aciona policiais militares das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) responsáveis por atender ao bairro em questão. O cidadão também pode solicitar participação em projetos da polícia como as Redes de Vizinhos Protegidos e a Rede de Comércios Protegidos.

Equipamentos

Instalar equipamentos eletrônicos de vigilância, como câmaras filmadoras, alarmes e cofres, e estabelecer uma rede de troca de informações com vizinhos de confiança é imprescindível para combater esses tipos de meliantes. Movimentações consideradas estranhas em residências vizinhas ou na rua devem ser reportadas à polícia imediatamente.

Denúncias que possam ajudar a elucidar casos podem ser feitas de maneira anônima por meio do 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.